Urgente: Flordelis pode perder foro privilegiado

O assassinato do pastor Anderson do Carmo de Souza completou um mês nesta terça-feira 16


1 mês atrás | Caio Rangel



Flordelis (Reprodução)

A Constituição Federal determina que todos os brasileiros são iguais perante à lei, mas também prevê uma espécie de exceção: o foro especial por prerrogativa de função. Também conhecido como foro privilegiado, ele determina que ocupantes de determinados cargos sejam julgados por instâncias específicas do Judiciário.

O assassinato do pastor Anderson do Carmo de Souza completou um mês nesta terça-feira (16). Desde o dia 28 do mês passado, a Polícia Civil do RJ aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir de quem é a competência para prosseguir com parte da investigação que tem relação com a parlamentar Flordelis.

+ “Safadeza, preconceito e bandidagem”, diz Malafaia sobre isenção de tributos

Uma diligência considerada fundamental para elucidar o crime, “a reconstituição da morte de Anderson”, ainda não foi realizada por causa da indefinição do tribunal.

A assessoria de Recursos Constitucionais do Ministério Público Estadual encaminhou o pedido para que o STF se posicione sobre o caso.

Desde 2018, a posição do tribunal é de que deputados federais e senadores só possuem foro por prerrogativa de função em crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas. Apesar disso, o ministro Celso de Mello, do STF, deu declarações afirmando que essa avaliação deveria ser feita pela corte.

Diante disso, o MP decidiu encaminhar cópia do inquérito ao STF, que decidirá se o próprio tribunal conduzirá a investigação ou se a mesma poderá prosseguir com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

+ Voz da Verdade canta Raul Seixas durante culto e evangélicos desaprovam

“Ora, ainda que aquele delito de homicídio nada tenha a ver com o desempenho da função parlamentar, a mim me parece que aí sim está sendo usurpada a competência penal originária do Supremo Tribunal Federal, pois cabe ao Supremo Tribunal Federal, que em regra é o juiz natural dos congressistas, nos ilícitos penais, dizer se afinal há ou não há conexão daquele delito com a função congressual. E, em não havendo, é claro, determinar-se-á o deslocamento, a declinação da competência para o juízo de primeiro grau”, afirmou Celso de Mello.




publicidade

Mais artigos

Pastor Silas Malafaia fará novas críticas a sites e blogs evangélicos durante seu programa evangelístico Vitória em Cristo

O programa falará da história e ministério do Pastor Silas Malafaia junto à Associação Vitória em Cristo.


Chris Durán conta como se tornou pastor em programa da Band

Chris Durán participou do quadro “Intimidade”, do programa “Muito+”, na Band, e testemunhou sobre a sua conversão.


Fala malafaia terá mesa redonda com grandes nomes do meio evangélico

O programa Fala Malafaia, comandado pelo pastor Silas Malafaia, que será exibido neste domingo (20)


Marcha para Jesus levará multidão às ruas do Rio neste sábado

A Marcha para Jesus Rio 2012 iniciará às 14h do próximo sábado (19), com saída da Central do Brasil.


Vídeo: pastor esclarece polêmica com travesti durante culto

O pastor foi ridicularizado durante um culto, depois que um travesti entrou na igreja cobrando um suposto programa que teria feito.


Pastor é detido depois de destruir celular de Youtuber no Gideões

O líder religioso já possui passagens pela polícia, mesmo envolvido em diversas encrencas o pastor ainda faz palestras no congresso


Revelação! Priscilla Alcantara e Bruna Marquezine são mais que amigas: Saiba tudo!

Priscilla Alcantara se tornou uma discipuladora da atriz. Elas costumam orar e ler a bíblia juntas e até já saíram em viagem missionária pela África.


Indignado, Marco Feliciano faz duras críticas a Rede Globo

A crítica é a nova novela que trará a reprodução de um relacionamento homoafetivo de dois homens que são tidos como galãs


Bruna Karla anuncia novidade em seu ministério e fãs comemoram

Bruna Karla canta desde os 3 anos de idade, e é uma das principais cantoras gospel da atualidade


De luto, Shirley Carvalhaes cai no choro e desabafa; “vou sentir falta dele”

Shirley Carvalhaes lamentou a morte de um dos seus maiores fãs, através de um post no Instagram