4 Pastores rebeldes e suas igrejas milionárias

Esse é apenas um exemplo de como as igrejas tem geralmente uma origem em outra denominação.


6 meses atrás | Micael Batista



Pastor Jackson Antonio, RR Soares, Valdemiro Santiago e Gilson Matias

As igrejas evangélicas brasileiras possuem em sua totalidade uma origem em outra denominação. No mínimo foram fundadas por missionários que vieram de outros países. Por exemplo: Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram no Brasil em 1910. Eles encontraram apoio em uma igreja Batista, até finalmente fundarem a Assembleia de Deus.

Inclusive, Vingren, foi ordenado pastor pela Igreja Batista Sueca nos EUA, antes de vir para o Brasil.

+ Pastor evangélico abandona igreja e foge com mulher de fiel

Esse é apenas um exemplo de como as igrejas tem geralmente uma origem em outra denominação.

Para esclarecer mais sobre o assunto, listamos 4 igrejas que nasceram de divisão. Muitas delas, em um ato de rebelião. Nesse segundo caso, o pastor saiu de sua igreja de origem sem o consentimento do seu líder. Na maioria dos casos eles convencem, como resultado, parte dos membros.

Vamos a lista:

Mundial do Poder de Deus

Apóstolo Valdemiro Santiago

Apóstolo Valdemiro Santiago

A igreja Mundial do Poder de Deus, surgiu em 1998, fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago e sua família. Valdemiro conseguiu, no entanto, reunir um grupo de discípulos que o seguia e acreditava em sua liderança espiritual.

Sempre com o mesmo viés de cura e prosperidade, Valdemiro conseguiu juntar cada vez mais seguidores. No início, ele usava panfletos e gravações de testemunhos gravados em fitas cassetes, que eram espalhados por toda a Sorocaba-SP, cidade onde ele abriu o primeiro templo.

+ Urgente: Igreja Mundial do Poder de Deus pega fogo e assusta fiéis

Com a estratégia de explorar ao máximo os testemunhos, a igreja crescia a cada reunião. Logo não cabia mais no pequeno prédio, tendo que expandir para outros bairros, até se tornar uma das maiores do país.

Origem da IMPD

A raiz da Igreja Mundial, portanto, está na Igreja Universal do Reino de Deus. Valdemiro era discípulo de Edir Macedo e Bispo da IURD.

Ele atuou ao lado de Macedo por 18 anos, tempo suficiente para aprender a receita que fez a Universal crescer tanto.

No entanto, a decisão de sair da IURD, se deu pelo fato dele já não conseguir se entender com o Bispo. Ele teve vários desentendimentos com Edir Macedo, e a relação entre os dois já não era mais amigável. Como resultado, ele decidiu sair e romper com a IURD.

Cathedral do Avivamento

Imagem do culto da Cathedral Internacional

Imagem do culto da Cathedral Internacional

A Cathedral internacional, é mais uma das igrejas que surgiram após uma divisão ministerial que sangrou a Assembleia de Deus de Londres.

Apesar de ser um ministério estabelecido na capital da Inglaterra, a importância em inclui-lo na lista, é pelo fato de que se trata, no entanto, de uma igreja formada por brasileiros.

Liderada pelo pastor Jackson Antônio, a igreja que é famosa por levar artistas gospel populares do Brasil, tem até jogadores de futebol na lista de membros.

Origem da Cathedral

Jackson Antônio era o homem de confiança do líder da ADLondres, o apóstolo Wesley Alves. Ele foi designado para dirigir uma congregação, em um bairro importante de Londres. Depois que a igreja estava bem estabelecida, ele decidiu que se desligaria do ministério, e vários membros optaram por ficar com ele na nova denominação.

Na época, sua rebeldia gerou uma crise na ADLondres, que logo se recuperou e ainda hoje se mantém como uma das mais importantes igrejas de comunidades brasileiras na Europa.

MCB “Missão Carismática Brasileira”.

MCB “Missão Carismática Brasileira”.

MCB “Missão Carismática Brasileira”.

A MCB, é um dos grandes exemplos de confusão causada por uma divisão, fruto de rebeldia. A igreja foi fundada pelo apóstolo Gilson Matias, e está situada na cidade de Osasco, em São Paulo.

Gilson é conhecido por ter se envolvido recentemente numa polêmica, que acabou gerando seu rompimento com o apóstolo Renê Terra Nova, do MIR.

A esposa de Gilson foi denunciada pelo Ministério Público (MP), por receber da prefeitura de Osasco sem trabalhar. Ela acabou sendo classificada no processo, como “Funcionária Fantasma”.

Como resultado, Terra Nova parece ter decidido que não manteria aliança com alguém capaz de se envolver em crimes contra o erário público.

Origem da MCB

Gilson Matias fundou a MCB depois de um longo e dolorido processo de divisão, que ele causou na igreja em que era pastor. Ele dirigia uma congregação da Igreja do Evangelho Quadrangular, até que decidiu assumir como sua.

Gilson não levou apenas os membros, mas todo o patrimônio que a igreja tinha, como: Equipamentos de som, cadeiras, púlpito e movelaria.

Depois de sua saída súbita e criminosa, a igreja entrou na justiça para reaver os bens, e Gilson Matias teve de devolve-los. Ele também acabou tendo de pagar uma multa milionária, como indenização pelos danos causados.

Igreja Internacional da Graça de Deus

Missionário RR Soares

Missionário RR Soares

A Igreja que é liderada pelo Missionário RR Soares, é uma das mais bem sucedidas do país. Dona de uma ampla rede de rádio e de uma TV, a Igreja da Graça tem também uma gravadora e até uma editora.

Conhecido por ser um carismático líder religioso, internamente RR Soares tem outra reputação. Segundo pastores que saíram da Igreja da Graça, o missionário é descrito como rigoroso e implacável.

Origem da Igreja da Graça

A igreja da Graça, assim como a Mundial do Poder de Deus, saiu da Igreja Universal do Reino de Deus. Ela foi fundada, portanto, em 1980, depois que RR Soares se desentendeu com Edir Macedo, seu cunhado.

O motivo do desentendimento teria sido motivado por questões teológicas, que levaram Soares e Macedo a divergirem em vários aspectos. Como resultado, a Igreja da Graça é uma das mais poderosas do país.




publicidade

Mais artigos

O que Michele do Carmo revelou à polícia antes de morrer ?

A irmã do pastor Anderson do Carmo acreditava no envolvimento de Flordelis


Advogado da família de Anderson do Carmo acredita que irmã do pastor foi “assassinada”

Michele do Carmo de 39 anos morreu na madrugada dessa segunda-feira 21


O que você não sabe sobre a morte da irmã de Anderson do Carmo

Ela estava internada para se tratar de uma anemia, mas faleceu na madrugada dessa segunda-feira


Flordelis toma atitude inesperada ao saber da morte de sua cunhada

Michele do Carmo morreu na madrugada dessa segunda-feira 21


URGENTE: Morre irmã do pastor Anderson do Carmo

A notícia foi divulgada pelo filho adotivo do pastor Misael Andrade


Lauriete explica porque não compareceu a evento do Gideões Missionários

O nome da cantora estava no cartaz como uma das atrações do congresso


Obreiros pedem a saída do Pastor Ailton José Alves da presidência da AD Pernambuco

O pastor Ailton e a diretoria da IEADEP estão sendo investigados pela Polícia Federal e pelo MPPE


Urgente: Pastor que evangelizava nas favelas é executado por traficantes

O pastor estava em casa quando foi surpreendido por dois homens que já chegaram atirando


Um ano após polêmica Samuel Mariano é consagrado a evangelista na ADBrás

O cantor se tem sido peça importante em Alagoas para o bispo Samuel Ferreira


Fadi Faraj pode ter a prisão preventiva decretada

Fadi Faraj nega as acusações e diz não entender o motivo que motivou as mulheres a fazer tais acusações contra ele.