Musa de escola de samba raspa a cabeça em ritual secreto do Candomblé

Vanessa Marcos tem 29 anos, e no ritual em que precisou raspar a cabeça, ela diz que é como se morresse para o mundo


Publicado em: 27/02/19 às 23:01 por Micael Batista | Atualizado em 27/02/2019 às 23:01

Musa da Vai-Vai [Imagem G1]

Não se trata de fake news, a notícia de que a musa da escola de samba Vai-Vai, irá desfilar com a cabeça raspada depois de se submeter a um ritual secreto do Candomblé, foi publicada pelo O Globo, na noite desta quarta (27).

Vanessa Marcos tem 29 anos, e no ritual em que precisou raspar a cabeça, ela diz que é como se morresse para o mundo e renascesse para s orixás, uma espécie de batismo.

“Passei pela feitura no santo, um ritual de renascimento. ‘Morri’ simbolicamente para a vida comum, e renasci para a vida no Orixá, daí a raspagem da cabeça. É um ritual secreto e restrito, mas é uma experiência incrível e emocionante para quem vive”, explicou a sambista.

Apesar da decisão voluntária de participar do ritual do Candomblé, ela contou que raspar a cabeça foi uma decisão difícil, e diz que sentiu muita vergonha.

Ela disse que ficou em casa muitos dias com medo de como as pessoas reagiriam a sua careca, mas as pessoas passaram a compara-la com a atriz queniana Lupita, estrela do filme Pantera Negra.

+ Artista gospel aparece vestido de “Ogan” do Candomblé e tocando música em homenagem a mãe de santo

Feitura do Santo

O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.

A feitura tem por início no recolhimento. São 21 (vinte e um) dias de reclusão, e neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado começa, as rezas, as dança, as cantigas…

É feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu (representa o canal de comunicação entre o iniciado e seu orixá) o kelê, os delogun, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé. O filho de santo terá que passar agora por um ritual, onde terá seu corpo pintado com giz, denominado efun. Ele deverá passar por este ritual de pintura por 7 (sete) dias seguidos.

O abiã terá agora que assentar seu Orixá e ofertar-lhe sacrifícios de animais de acordo com as características de cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.




Aniversariante do mês
Giselli Cristina

Cantora

39 anos


publicidade

Mais artigos

Kleber Lucas canta “Legião Urbana” em igreja e confunde evangélicos

O cantor volta ao centro das atenções e polêmicas envolvendo o seu nome


Fernanda Brum quebra o silêncio e revela se já fez “pacto com o diabo”

Durante uma visita a uma amiga da escola que era do espiritismo, Fernanda Brum acabou entrando em um centro, e lá recebeu a proposta


Aline Barros grava para o programa de Rodrigo Faro

Aline anunciou através do seu Instagram que gravou para o programa do Rodrigo Faro. Ela pediu que todos assistissem, porque o programa será 'benção'


Igreja evangélica é furtada em São Paulo e pastor se desespera

O pastor contou que o crime aconteceu na quarta-feira (22). Segundo ele, a proprietária do prédio telefonou avisando que a igreja estava aberta


Luto: Vítimas da tragédia no Chile eram evangélicos

Jonathas Muniz e Adriane Kruger eram casados há menos de três anos e frequentavam a Igreja Adventista da cidade. A tragédia ocorreu em Santiago, Chile


Igreja Universal arrecada mais de R$ 3,8 milhões para doações

O programa social, convocado pelo bispo Macedo, conseguiu arrecadar mais de R$ 3,8 milhões em produtos que serão distribuídos nas penitenciárias


Malafaia sobre deputados que tiraram a COAF de Moro; “Rabo Preso”

O pastor criticou duramente a atitude dos deputados, inclusive dos evangélicos


Luto: Morre Isa Moysés fundadora do Ministério Voz da Verdade

A pastora enfrentava sérios problemas de saúde e estava internada há alguns dias na UTI de um hospital


Anderson Freire fala a verdade após ser vítima de ‘fake news’

Através do seu perfil do Instagram, Anderson Freire publicou uma nota de esclarecimento emitida pela empresa que o representa


Doente, Mattos Nascimento canta sentado e se move de cadeira de rodas

Esse é um problema antigo do cantor Mattos Nascimento, e ao que tudo indica a doença se agravou ainda mais