Musa de escola de samba raspa a cabeça em ritual secreto do Candomblé

Vanessa Marcos tem 29 anos, e no ritual em que precisou raspar a cabeça, ela diz que é como se morresse para o mundo


Publicado em: 27/02/19 às 23:01 por Micael Batista | Atualizado em 27/02/2019 às 23:01

Musa da Vai-Vai [Imagem G1]

Não se trata de fake news, a notícia de que a musa da escola de samba Vai-Vai, irá desfilar com a cabeça raspada depois de se submeter a um ritual secreto do Candomblé, foi publicada pelo O Globo, na noite desta quarta (27).

Vanessa Marcos tem 29 anos, e no ritual em que precisou raspar a cabeça, ela diz que é como se morresse para o mundo e renascesse para s orixás, uma espécie de batismo.

“Passei pela feitura no santo, um ritual de renascimento. ‘Morri’ simbolicamente para a vida comum, e renasci para a vida no Orixá, daí a raspagem da cabeça. É um ritual secreto e restrito, mas é uma experiência incrível e emocionante para quem vive”, explicou a sambista.

Apesar da decisão voluntária de participar do ritual do Candomblé, ela contou que raspar a cabeça foi uma decisão difícil, e diz que sentiu muita vergonha.

Ela disse que ficou em casa muitos dias com medo de como as pessoas reagiriam a sua careca, mas as pessoas passaram a compara-la com a atriz queniana Lupita, estrela do filme Pantera Negra.

+ Artista gospel aparece vestido de “Ogan” do Candomblé e tocando música em homenagem a mãe de santo

Feitura do Santo

O ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.

A feitura tem por início no recolhimento. São 21 (vinte e um) dias de reclusão, e neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado começa, as rezas, as dança, as cantigas…

É feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu (representa o canal de comunicação entre o iniciado e seu orixá) o kelê, os delogun, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé. O filho de santo terá que passar agora por um ritual, onde terá seu corpo pintado com giz, denominado efun. Ele deverá passar por este ritual de pintura por 7 (sete) dias seguidos.

O abiã terá agora que assentar seu Orixá e ofertar-lhe sacrifícios de animais de acordo com as características de cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.




Aniversariante do mês
Michael W. Smith

Cantor, compositor, ator, guitarrista e tecladista

61 anos


publicidade

Mais artigos

Kemilly Santos revela estar passando por um “vento forte”

Uma mensagem, compartilhada por Kemilly Santos, deixa a entender que sua situação financeira não está nada favorável. Em seguida a cantora pediu oração


Filha de Flordelis chora, desabafa, e revela segredo do pastor

Kelly Cristina disse que está do lado da verdade


Luto: Pastor José Alves morre e membros da AD de Paranaguá lamentam

O pastor José Alves era Presidente da Igreja Assembléia de Deus em Paranaguá, Paraná. Além disso, também liderou a convenção por uma gestão


Pedreira realiza sonho e se torna cantora gospel

A jovem de 22 anos batalhou muito para realizar o maior sonho de sua vida


Mangueira promete abordar Jesus em seu enredo no Carnaval de 2020

No ano que vem, a Mangueira parece querer repetir a fórmula da Gaviões da Fiel. A escola vai trazer um Cristo que volta à viver entre nós


Revelação bombástica sobre assassinato de Anderson do Carmo causa revolta

O filho biológico de Flordelis e o adotivo tiveram a prisão preventiva prorrogada por mais 30 dias


Bruna Karla comemora seu 30º aniversário e recebe o carinho dos amigos

Bruna Karla está comemorando, hoje, seu trigésimo aniversário. Com apenas 30 anos de vida a cantora gospel é dona de grandes sucessos e prêmios musicais


Em crise, Kleber Lucas se desespera e faz o improvável

A última grande polêmica que o cantor se envolveu custou caro para o seu ministério e sua carreira


Malafaia quebra protocolo e diz o que pensa sobre atualização do Instagram

A nova atualização do Instagram acabou deixando muita gente insatisfeita


Igreja evangélica promove culto em alusão ao ‘Baile da Gaiola’

Fica mais que claro, uma alusão ao baile funk mais conhecido do Brasil, o famoso Baile da Gaiola, que acontece no bairro da Penha, Rio de Janeiro