Polêmica: Prova do ENEM 2018 aborda beijo lésbico e dialeto de travesti

Outras questões de interpretação abordavam "temas de interesse social", como racismo e violência contra a mulher


Publicado em: 05/11/18 às 14:00 por Caio Rangel | Atualizado em 12/03/2019 às 7:17


No último domingo (04), milhões de estudantes brasileiros participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como ocorreu em anos anteriores, teve fortes tons ideológicos, com perguntas que chamaram a atenção dos candidatos.

+ “Arrasada” Bruna Karla chora e comunica a morte da sua madrasta

Na prova de Linguagens, havia uma questão que abordava palavras criado somente para o vocabulário usado por travestis. A questão pedia que os candidatos “decodificassem” o que era dito. “Nhai, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã! Entendeu as palavras desta frase? Se sim, é porque você manja alguma coisa de pajubá, o “dialeto secreto’ dos gays e travestis”.

Uma das questões que mais gerou revolta usava um trecho da crônica “Vó, a senhora é lésbica?”, que descreve uma adolescente homossexual constatando que sua avó compartilha da mesma opção sexual.

Segundo o analista político conservador Alexandre Borges, “Se o Enem fosse um mês antes, Bolsonaro ganharia no primeiro turno”. O país já vive um novo momento após a eleição de Jair Bolsonaro.

+ Pastor “ostentação” sofre acidente e ganha fratura grave na mão direita

Um estudante revoltado apresentou o seguinte resumo da prova.

“1. Umas dez perguntas feministas (uma delas, a pior, proveniente da Carta Capital, sobre as 23 Miss peruanas que usaram o concurso pra lacrar) 2. Meia dúzia de perguntas de militância negra 3. Os piores e mais desconhecidos poetas brasileiros nas perguntas de Literatura (todos eles lacradores, nenhum classicista) 3. Pergunta capciosa do Sto Agostinho, de um excerto de sua obra que questiona a eternidade (não colocaram o resto)… 8. Outra sobre um dialeto que LGBTs usam) 9. Uma que é o trecho de um livro sobre uma lésbica que vê sua vó beijar sua tia (claro que essa merda de livro é brasileiro) 10. Outra contra o Gilberto Freyre 11. Um tema de redação – manipulação digital – que vai favorecer os professores amargurados com a derrota a premiarem aqueles que foram, em razoável português, explicitamente anti-Bolsonaro.” Disse Nicolas Carvalho de Oliveira.

+ André Valadão realiza ‘culto à fantasia’ na Lagoinha

Felipe Heiderich, ex de Bianca Toledo, toma decisão após hiato de 5 meses

Aguardando em liberdade pelo julgamento que decidirá pela sua condenação ou absolvição, pelos crimes em que foi acusado  por Bianca. Um deles, de ter molestado sexualmente seu enteado [filho de Bianca Toledo], à época com 5 anos de idade.

Em Junho desse ano, Felipe fez sua última publicação no Instagram. Ele costumava publicar uma frase ou um versículo bíblico todos os dias, mas essas publicações foram interrompidas subitamente.

Procurado pelo O Fuxico Gospel sobre sua ausência das mídias sociais, o pastor respondeu que estava envolvido em outros projetos e que estava focado em outras coisas.

No último sábado (03), Felipe Heiderich voltou a rotina dos posts de frases, e escreveu;

“Nunca diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez!” Confie no Senhor, e ele fará justiça a você.”

 

Primeira postagem de Felipe Heidirch após a pausa




publicidade

Mais artigos

Antes de acidente Fabiana Anastácio comemorava marca histórica

A cantora Fabiana Anastácio comemorava mais de 7 milhões de visualizações no clipe da música "Eu Sou". Mas, o repentino acidente atrapalhou sua comemoração


“Não sei se sou terrivelmente, mas sou fiel”, diz juiz estimado ao STF

Evangélico, o juiz comentou, durante uma entrevista, o critério definido pelo presidente para a indicação a uma das vagas: ser "terrivelmente evangélico"


Presidente Jair Bolsonaro visita igreja Sara Nossa Terra

O presidente Jair Bolsonaro marcou presença na Celebração Internacional, evento realizado pela igreja Sara Nossa Terra de Brasília


Carro é arrombado e furtado em estacionamento de igreja

De acordo com a PM, a vítima relatou ter estacionado o carro no adro da igreja e ao retornar percebeu o arrombamento e deu falta de alguns pertences


Vídeo: Felipe Heiderich dá testemunho na Assembleia de Deus

A absolvição de Felipe Heiderich, abriu caminho para que retomasse seu ministério. Ele contou seu testemunho na Assembleia de Deus Libertados pela Graça


Cantor gospel Samuel Messias lança single inédito

O cantor gospel Samuel Messias lançou, nesta segunda (22), mais um single inédito. A canção intitulada como "Planos de Deus" promete fazer muito sucesso


Urgente! Cantora gospel Fabiana Anastácio agradece livramento após acidente

Eu no exato momento da batida estava adorando ao Senhor em Recife , disse a cantora


Luto: Ceifeiros em Chamas choram a morte do pastor José Neto

Faleceu na manhã desta segunda (22) o Pastor José Domingos Neto. Anteriormente, o religioso havia passado por uma intervenção para a retirada de um tumor


Apóstolo Valdemiro Santiago se desespera com crise milionária

O apóstolo alegou em seu programa que  teve que pegar R$ 30 milhões emprestado ao banco JBS


Rodolfo Abrantes sai em defesa de Bolsonaro e critica PT

“Removeu um trono de iniquidade na nação, e só por isso a nação já é abençoada”, afirmou ele