Conheça a história da Igreja Adventista que os adventistas tentam ignorar

Sua origem ocorre logo depois do movimento liderado por Guilherme Miller


Publicado em: 06/09/18 às 14:42 por Caio Rangel | Atualizado em 28/01/2019 às 9:38

Igreja Adventista (Reprodução)

A Igreja Adventistas do Sétimo Dia, tem mais de 17 milhões de membros em todo o mundo,  é uma igreja cristã protestante organizada em 1863 nos Estados Unidos. Sua origem ocorre logo depois do movimento liderado por Guilherme Miller que ressaltou a necessidade de maior ênfase na pregação sobre a breve volta de Jesus. A sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, responsável pela coordenação administrativa em oito países, registra mais de dois milhões de membros.

+ Escândalo: Vídeo de “rodízio” de beijos entre alunos do Colégio Adventista vaza na web

Mas quem foi Guilherme Miller ?

Nasceu em 15 de Fevereiro de 1782 em Pittsfield, no estado do Massachussetts, Estados Unidos. Era um fazendeiro, batista, que teve licença para pregar mesmo sendo ignorante e de pouca instrução, mas com muita boa vontade. Miller tomou como base de sua pregação Daniel Cap.8 Vers. 13, 14, e começou a ensinar que as 2300 tardes e manhãs eram 2.300 anos.

Somou 2.300 ao ano 457 a.C, data em que Esdras chegou à Jerusalém vindo da Babilônia, e encontrou o ano de 1843 a.D. Passou então a pregar que a volta de Jesus seria nesse ano, e esse ensino passou a ser a base de sua pregação. Daí o título “adventista,” quem vem da palavra advento que traduzido significa, “aparecimento, chegada (de alguém ou algo).

+ Pastor da Assembleia de Deus que autorizou casamento gay, esclarece: “Foi armadilha”

Mas nada aconteceu, ele então alegou que houve um erro de cálculo por ter usado o calendário hebraico em vez do romano, marcou nova data para 22/10/1844. Tendo se decepcionado outra vez, Miller teve que fugir de uma multidão enfurecida e frustrada pela vã espera.

Depois disso o fazendeiro cessou suas atividades, desistiu da nova religião e segundo alguns comentadores voltou a comunhão de sua igreja. Miller, foi o precursor do movimento “sabatista”, porém ele nunca ensinou a guardar o sábado como ensinam adventistas, embora tenha ensinado que os homens ainda são sujeitos à lei.

+ Jogador conta testemunho e diz que sua mãe foi morta em sacrifício por sua carreira

Hellen G. White uma das fundadora da Igreja adventista do Sétimo Dia.

Dentre os adeptos de Miller, surgiu a  Sra. Hellen G. White, que se tornou a profetisa e papisa dos sabatista. Em meio aquele ambiente de confusão que acontecia em torno de Miller e do ensino do advento, aparece “oportunamente” a Sra. White e com tremenda sutileza procura dar uma explicação para o que tinha acontecido, remediando a situação com a teoria do “Santuário”.

Ela então passou a ensinar que o Santuário de Daniel 8. 13, 14, está no céu e não na terra, e Cristo veio em 22/10/1844, a esse santuário do céu para purifica-lo, o que ainda está fazendo; depois sim, virá à terra.

+ Cantora gospel toma decisão e faz denuncia grave contra pastor que aplica golpes em cantores

A Sra. White procurou Miller, para falar de suas “boas novas”, mas estando saindo do movimento ele não aceitou. quando Miller ainda pregava à volta de Cristo para o ano de 1943, a  Sra. white teve uma visão que conta em seu livro “Spiritual Gifts”, com as seguintes palavras: “Eis que vi Deus estava na proclamação do tempo em 1943.”!!

Tendo amenizado o problema do santuário, marcou outras datas para volta de Cristo: 1847, 1850, 52, 54, 55, 66, 67, 68, 77 etc ., e nunca Cristo veio.

Mesmo assim a Sra. White é venerada pelos sabatistas, que consideram seus livros ‘inspirados” por Deus e no mesmo nível da Bíblia, que citam apenas para comprovar o que ensinam, buscando versículos ou passagens isoladas.

 + Presidente nacional da Igreja Quadrangular sugere que Jesus “mentiu” ao falar do Espirito Santo

O livro “O Conflito dos Séculos”, é considerado a obra-prima da Sra. White e é extremamente recomendado.

Ellen Gould White nasceu em 26 de Novembro de 1827, em Gorham, e morreu em 16 de Julho de 1915 aos 67 ano. É uma das escritoras mais traduzidas da história da literatura mundial e é considerada profetisa pelos adventistas do sétimo dia.

Fonte de pesquisa, livro do professor J. cabral, editado pela Universal Produções. livro “Religiões, seitas e heresias a luz da Bíblia.”



Aniversariante do mês
Caio Fábio

Escritor

63 anos


publicidade

Mais artigos

Pastor da Assembleia de Deus é preso em flagrante após marcar encontro com menor

A Polícia foi avisada com antecedência e seguiu o indivíduo até o local do encontro marcado com a garota, prendendo o pastor em flagrante


Filha de pastor grava áudio desesperada: passamos fome

O áudio que denuncia o pastor Valdomiro Pereira foi gravado pela filha do pastor Fernando, e está circulando em grupos de WhatsApp


“Profecia” de Marco Feliciano se cumpre e pastor comemora

Feliciano foi um dos deputados que votou para que o processo de denúncia contra Temer fosse arquivado enquanto ele estivesse no poder


37 fatos que talvez você não saiba sobre Priscilla Alcantara

A cantora gospel já conheceu o Chaves [Roberto Bolanos]


Cassiane, Elaine Martins e Eli Soares, são processados em R$500 mil reais

Até o missionário RR Soares foi citado no mesmo processo


Pastor e cantor gospel Kleber Lucas proíbe entrada de grupo de pessoas em sua Igreja

Kleber Lucas é cantor, compositor, pastor e fundador da Igreja Batista Soul


Samuel Mariano esclarece vídeo polêmico em que aparece fazendo cobrança

Samuel disse que o vídeo é antigo, e que tudo não passou de uma brincadeira que fez com o empresário


Ex-integrante do grupo Voz da Verdade é consagrada a pastora pelo pai

Durante 15 anos Lydia fez parte do grupo, somente em 2005, gravou seu primeiro álbum solo, "Protegida"


Saiba como está Ludmila Ferber um ano após iniciar tratamento contra o câncer

A cantora explicou que apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência do câncer, ela entende que se cumpre em sua vida as promessas de Deus


Sem mandato e sem Lauriete, Magno Malta apresenta estratégia para se manter na mídia

O parlamentar também não se enquadrou em nenhum dos ministério do presidente Jair Bolsonaro, e acabou ficando de fora sem nenhum cargo público