IEADERN: O que está por trás das denúncias contra a Assembleia de Deus do RN?

O O Fuxico Gospel procurou a diretoria da IEADERN para entender o que estaria acontecendo.


Publicado em: 02/01/18 às 18:10 por Thalita G

Pastor Martin Alves e pastor Hilton Andrade

Compartilhe:

A IEADERN (igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte) vem sendo alvo de várias denúncias, que estão sendo trazidas à tona pelo Pr. Hilton Andrade. Através de seu perfil no Facebook, ele contou que foi vítima de um suposto plano para tentar pará-lo dentro da igreja.

Hilton fez duras acusações contra o presidente da IEADERN, Pr. Martim Alves da Silva. Ele chegou a dizer em seu vídeo, que o presidente tem conhecimento de que a diretoria da igreja tem membro homossexual e que mesmo assim, não toma nenhuma atitude.

Além do Pastor Hilton Andrade, um outro pastor também se manifestou sobre a suposta traição a que ele [Pr. Hilton] teria sido vítima. Trata-se do Pr. Manoel Bezerra Damasceno. Ele fez outras acusações ainda mais fortes e chegou a dizer que o Pr. Martinho [Presidente] comanda uma quadrilha [a diretoria].

Diante de tantas acusações, os leitores ficaram como expectadores sem entender de fato o motivo das denuncias. No vídeo de 38 minutos do pastor Hilton Andrade, ele falou muitas coisas, mas não esclareceu o que o teria motivado a fazer as denúncias de fato.

O que aconteceu?

O O Fuxico Gospel procurou a diretoria da IEADERN para entender o que estaria acontecendo. O que teria motivado o pastor Hilton a gravar o vídeo.

Conversamos com o pastor Reginaldo Aleixo de Luna, ele é o 1º secretário da IEADERN e um dos assessores diretos do presidente. Segundo o pastor Reginaldo, o pastor Hilton era coordenador do setor 41 da igreja no estado. Ele comandava 5 congregações administrativamente, e fazia um trabalho de evangelismo carcerário já há muitos anos. Inclusive ficou claro que a convenção reconhece que ele fazia um bom trabalho nessa área.

Segundo Reginaldo, é de costume a cada início de novo ano os pastores serem remanejados para outras áreas, e o presidente decidiu que iria deslocar o pastor Hilton do setor das quintas, para trabalhar no templo central. A igreja estava criando um departamento especifico para tratar exclusivamente de evangelismo carcerário e em hospitais.

Até o momento, Hilton Andrade fazia esse trabalho de forma voluntária, sem a “cobertura” da presidência, e também sem suporte. Ele reunia alguns irmãos da igreja e fazia o trabalho, e por isso, o presidente da IEADERN teria se interessado em investir nessa área.

Hilton Andrade iria estar no templo sede como pastor, sentado no altar e cooperando com os demais. Ele iria liderar esse departamento de evangelismo carcerário, que seria ligado ao DEPEM (Departamento de Evangelismo e Missões), e teria os seus subordinados. Além disso, Hilton iria receber uma ajuda de custo mensal. No vídeo, o pastor Hilton chega a falar que lhe ofereceram o valor de R$1 mil reais mensal, mas esse valor não foi confirmado pelo pastor Reginaldo.

Onde a IEADERN errou?

Quem é membro ou já passou pela Assembleia de Deus, sabe que esses remanejamentos são bastante comuns. É muito raro ver um pastor com menos de 70 anos durar muito em um campo.

Segundo o pastor Reginaldo Luna, os remanejamentos que estavam programados para o fim de Dezembro e  início de janeiro, todos foram feitos. Ele também confirmou que o departamento de evangelismo carcerário também foi criado, e outra pessoa foi colocada temporáriamente para assumir ao cargo que seria do pastor Hilton.

Diante disso, nota-se que a IEADERN fez apenas o que sempre faz.

Homossexualismo e supersalário

Sobre as acusações de que o presidente da IEADERN teria um supersalário de 38 salários mínimos, ou mesmo de que tenham homossexuais integrando a diretoria, o pastor Reginaldo Luna negou todas. Ele também não quis revelar qual seria o salário do presidente, alegando ser de foro íntimo, mas negou veementemente que tenha algum homossexual dentro da diretoria.

O que acontecerá com o Pr. Hilton Andrade?

Perguntamos o que a convenção decidiu sobre o futuro do pastor Hilton, e o pastor Reginaldo respondeu  que a igreja tem um estatuto. “Eu não posso dizer o que acontecerá, só o estatuto da igreja pode dizer isso”. disse ele.

Ele também deixou bem claro que não pretendem processar o pastor Hilton ou quem quer que seja, e mais uma vez reforçou que o estatuto da igreja é quem irá mostrar o caminho à seguir nesse caso.

Nota de repúdio

Uma nota de repúdio com dezenas de assinaturas passou a circular na web desde o último fim de semana. Ela representa a indignação de líderes que se posicionaram favoráveis à convenção e contrários  as denúncias do pastor Hilton.

Compartilhe:



Mais artigos

Vazou: “Toda maldição do 13 vai cair por terra” diz padre durante missa

algumas pessoas alegam que não pode misturar política com religião e condenaram a atitude do religioso


Polêmica: Padre que celebrou missa e pediu votos para Haddad foi punido pala diocese

Em nota assinada pelo assessor de comunicação, a diocese de Campo Limpo (SP) se manifestou sobre o assunto


COMJADEM 2018 bate recorde de jovens em Aracaju-SE

O COMJADEM 2018 aconteceu nos dias 11 e 12 de Outubro


Halloween gospel: Relembre 10 fotos do evento mais “bizarro” da Igreja Mundial

O evento aconteceu no Resort Mavsa, localizado em Cesário Lange, à 90 minutos de São Paulo


Pastor preso em flagrante, abriu “buracos” em banheiros químicos para espiar mulheres

Petersson se apresenta como: “Bispo do Ministério Atraindo as Nações ao Altar de Deus – DF, radialista , escritor e apaixonado por Jesus Cristo”.


Urgente: Residência de pastor da assembleia de Deus é metralhada após ele declarar apoio a Bolsonaro

Vários pastores e fieis estão sofrendo ameaças por se posicionarem prol Bolsonaro


Profecia do Cabo Daciolo se cumpre e ele manda recado, “Não brinquem com Deus”

O político gravou uma série de vídeos que falavam, em tom profético, o que iria acontecer no Brasil


Cantora gospel Fernanda Brum esclarece estado de saúde e pede oração

Ela afirmou que só terá alta no dia 22 de novembro, e que no momento só pode ir até o mercado e retornar para casa


Urgente: Cantora gospel Priscilla Alcantara se assusta com fogo no palco. Assista!

Priscilla Alcantara se assustou com o fogo dos efeitos de pirotecnia


Sensibilizada, Pastora Nani Alencar faz alerta sério as mulheres nas redes sociais

A pastora lançou recentemente o livro "Mulheres que vencem Dores"