IEADERN: O que está por trás das denúncias contra a Assembleia de Deus do RN?

O O Fuxico Gospel procurou a diretoria da IEADERN para entender o que estaria acontecendo.


Publicado em: 02/01/18 às 18:10 por Thalita G

Pastor Martin Alves e pastor Hilton Andrade

Compartilhe:

A IEADERN (igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte) vem sendo alvo de várias denúncias, que estão sendo trazidas à tona pelo Pr. Hilton Andrade. Através de seu perfil no Facebook, ele contou que foi vítima de um suposto plano para tentar pará-lo dentro da igreja.

Hilton fez duras acusações contra o presidente da IEADERN, Pr. Martim Alves da Silva. Ele chegou a dizer em seu vídeo, que o presidente tem conhecimento de que a diretoria da igreja tem membro homossexual e que mesmo assim, não toma nenhuma atitude.

Além do Pastor Hilton Andrade, um outro pastor também se manifestou sobre a suposta traição a que ele [Pr. Hilton] teria sido vítima. Trata-se do Pr. Manoel Bezerra Damasceno. Ele fez outras acusações ainda mais fortes e chegou a dizer que o Pr. Martinho [Presidente] comanda uma quadrilha [a diretoria].

Diante de tantas acusações, os leitores ficaram como expectadores sem entender de fato o motivo das denuncias. No vídeo de 38 minutos do pastor Hilton Andrade, ele falou muitas coisas, mas não esclareceu o que o teria motivado a fazer as denúncias de fato.

O que aconteceu?

O O Fuxico Gospel procurou a diretoria da IEADERN para entender o que estaria acontecendo. O que teria motivado o pastor Hilton a gravar o vídeo.

Conversamos com o pastor Reginaldo Aleixo de Luna, ele é o 1º secretário da IEADERN e um dos assessores diretos do presidente. Segundo o pastor Reginaldo, o pastor Hilton era coordenador do setor 41 da igreja no estado. Ele comandava 5 congregações administrativamente, e fazia um trabalho de evangelismo carcerário já há muitos anos. Inclusive ficou claro que a convenção reconhece que ele fazia um bom trabalho nessa área.

Segundo Reginaldo, é de costume a cada início de novo ano os pastores serem remanejados para outras áreas, e o presidente decidiu que iria deslocar o pastor Hilton do setor das quintas, para trabalhar no templo central. A igreja estava criando um departamento especifico para tratar exclusivamente de evangelismo carcerário e em hospitais.

Até o momento, Hilton Andrade fazia esse trabalho de forma voluntária, sem a “cobertura” da presidência, e também sem suporte. Ele reunia alguns irmãos da igreja e fazia o trabalho, e por isso, o presidente da IEADERN teria se interessado em investir nessa área.

Hilton Andrade iria estar no templo sede como pastor, sentado no altar e cooperando com os demais. Ele iria liderar esse departamento de evangelismo carcerário, que seria ligado ao DEPEM (Departamento de Evangelismo e Missões), e teria os seus subordinados. Além disso, Hilton iria receber uma ajuda de custo mensal. No vídeo, o pastor Hilton chega a falar que lhe ofereceram o valor de R$1 mil reais mensal, mas esse valor não foi confirmado pelo pastor Reginaldo.

Onde a IEADERN errou?

Quem é membro ou já passou pela Assembleia de Deus, sabe que esses remanejamentos são bastante comuns. É muito raro ver um pastor com menos de 70 anos durar muito em um campo.

Segundo o pastor Reginaldo Luna, os remanejamentos que estavam programados para o fim de Dezembro e  início de janeiro, todos foram feitos. Ele também confirmou que o departamento de evangelismo carcerário também foi criado, e outra pessoa foi colocada temporáriamente para assumir ao cargo que seria do pastor Hilton.

Diante disso, nota-se que a IEADERN fez apenas o que sempre faz.

Homossexualismo e supersalário

Sobre as acusações de que o presidente da IEADERN teria um supersalário de 38 salários mínimos, ou mesmo de que tenham homossexuais integrando a diretoria, o pastor Reginaldo Luna negou todas. Ele também não quis revelar qual seria o salário do presidente, alegando ser de foro íntimo, mas negou veementemente que tenha algum homossexual dentro da diretoria.

O que acontecerá com o Pr. Hilton Andrade?

Perguntamos o que a convenção decidiu sobre o futuro do pastor Hilton, e o pastor Reginaldo respondeu  que a igreja tem um estatuto. “Eu não posso dizer o que acontecerá, só o estatuto da igreja pode dizer isso”. disse ele.

Ele também deixou bem claro que não pretendem processar o pastor Hilton ou quem quer que seja, e mais uma vez reforçou que o estatuto da igreja é quem irá mostrar o caminho à seguir nesse caso.

Nota de repúdio

Uma nota de repúdio com dezenas de assinaturas passou a circular na web desde o último fim de semana. Ela representa a indignação de líderes que se posicionaram favoráveis à convenção e contrários  as denúncias do pastor Hilton.

Compartilhe:



Mais artigos

“FUI CURAR E FUI CURADA”diz cantora Eyshila após visitar a pastora Ludmila Ferber que está com câncer

Eyshila se surpreendeu com a determinação e a garra da pastora


“Vice presidente da Assembleia de Deus Madureira faz alerta grave sobre “ré-te-té”

A palavra reteté ficou muito conhecida e popular entre os evangélicos pentecostais


Cantora gospel Priscilla Alcantara revela novo “método” para ouvir a voz de Deus

O novo método surpreendeu os internautas e o mundo gospel


Saiba como a cantora Jamily pretende reconquistar o seu espaço na música gospel

Ao longo da carreia a cantora não conseguiu emplacar mais nenhum grande sucesso na música gospel


Aline Barros e Bruna Karla gravam programa na Globo e apresentador “ateu” se emociona

O programa vai ao ar na próxima terça-feira 24 de julho


Priscilla Alcantara dá show cantando Michael Jackson no Instagram e mundo gospel aplaude

Priscilla Alcantara é fã declarada do rei do pop


Igreja Assembleia de Deus é citada pelo Ministério Público em investigação

a investigação é sobre o encontro do dia 4 de julho, reservado apenas para líderes e pastores, promovido pelo prefeito do RJ


“Ap. Valdemiro Santiago manda recado ao padre Fábio de Melo e causa “climão” na igreja católica”

Valdemiro Santiago respondeu as duras críticas que o padre fez a Igreja Mundial


Kleber Lucas toma decisão sobre sua igreja e cala a boca dos críticos

A Exemplo de Kleber Lucas, alguns cantores gospel conhecidos nacionalmente também fundaram igreja e são pastores


Cantora gospel grava clipe com transexual, chama de “amiga” e evangélicos não perdoam

Vitoria de Deus é conhecida como missionaria e cantora gospel mirim