noticias gospel

Crianças em casa! Como aproveitar ao máximo as férias. Família & Cia

Publicado em: 18/06/13 as 4:54 por Micael Batista

Compartilhe:
As férias das crianças estão chegando…Nem sempre podemos fazer uma programação na rua, ainda mais se estiver chovendo e forem crianças pequenas.
A primeira solução que muitos dão é arrumar o maior número de DVDs que puder! Ou colocar em algum canal em que a programação seja exclusivamente de desenhos de acordo com a faixa etária de nossos filhos.

Bom, nós aqui gostamos muito de ver filmes, claro que já percebemos todo tipo de simbologia e ideologia  que impregna os filmes e desenhos em geral, mas será que precisamos ser Sherlock Holmes pra desvendar os códigos que estão disseminados em filmes, propagandas e novelas.

Hoje existem blogs dedicados a revelar os símbolos utilizados para programação mental, marketing agressivo no mundo do entretenimento, em vídeos de música então… E desenhos não estão livres disso.

Leia também: Prepare-se para ser mãe

O que podemos fazer diante de tantos recursos e mecanismos de controle e programação mental? Uma das coisas que podemos usar é nosso bom senso, pois muitos destes materiais são fáceis de discernir.  

O que fazer? Isolar os filhos é uma boa solução? 
Enquanto os filhos são pequenos, o que pode predomina é o bom senso… Mas e quando pegamos um desenho como Detona Ralph, onde o herói é um vilão, vira e mexe o filme solta pérolas do tipo: Se você é mau, faça da melhor maneira possível!

Eu e o marido estávamos juntos dos filhos, rapidinho as crianças olharam pra gente e falaram que não é bom ser mau coisa nenhuma! Rsrsrs! Mas eles já têm mais de 6 anos.
Quando se tem criança pequena em casa, sempre haverá um momento em que DVDs e canais de desenho são usados para que a criança fique quietinha e “controlada”, enquanto o seu responsável está fazendo alguma outra coisa, como cozinhar ou mesmo tomar um banho.
O ideal seria que estivéssemos junto dos pequenos, mas se você não tem essa possibilidade, use outras formas de entretenimento, massinha, jogos de encaixe, brinquedos de feltro, você pode usar também caixas sensoriais montessorianas, onde você escolhe um tema, fazenda por exemplo, não é caro, você pega uma caixa plástica, coloca milho no fundo e então pega bichinhos de fazenda para colocar na caixa, aqui nesse site você encontra exemplos dessas caixas: http://demaeparamamae.com/tag/maria-montessori/. É diversão garantida!

Só tome cuidados ao utilizar água, pois é muito fácil uma criança se acidentar com uma caixa cheia de água.

É sempre bom você assistir aos DVDs antes de passar para os filhos e colocar mecanismos de segurança em seu computador. 

Flávia Beck É escritora, formada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Comunicação e Saúde pela FIOCRUZ, fez vários cursos em educação infantil, mas o curso mais importante foi o prático com seus filhos Rafael de 6 anos e Gabriela de 10.
Contato: [email protected]

Compartilhe: