Marco Feliciano e a maldição africana


Publicado em: 15/03/13 às 13:55 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


O caso “Marco Feliciano” tem ganhado grande destaque na mídia ultimamente. Caso você esteja por fora, Marco Feliciano é um pastor da igreja Assembleia de Deus que com os votos de seu “público” elegeu-se “deputado federal”. Até aí, sem surpresas, o problema é que o pastor, conhecido por expor publicamente pensamentos preconceituosos e alvo de dois processos no STF por homofobia e estelionato, foi eleito presidente da CDH (“Comissão de Direitos Humanos e Minorias”). Irônico não?

A maldição

Dentre as declarações mais polêmicas de Marco Feliciano, está essa abaixo:
image
Marco-Feliciano-twitter-4
O pastor refere-se ao personagem bíblico Cam, filho de Noé mencionado no livro de Gênesis, que foi salvo do dilúvio junto com seus irmãos Sem e Jafé, na famosa “Arca de Noé”.
Conta a Bíblia que, após o dilúvio, Noé, que entre outras coisas era vinicultor, plantou uvas, fazendo vinho de sua colheita. Noé então embriagou-se e acabou adormecendo em sua cabana.
Cam, seu filho, teria se deparado com seu pai embriagado e desacordado, tendo ele visto a nudez de seu pai. Em vez de guardar o pudor e cobrir seu pai, Cam foi contar o sucedido aos seus irmãos. Quando Noé acordou, amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, referindo-se a ele como o“escravo dos escravos”.
De acordo com a Bíblia, Cam foi um dos filhos de Noé que se mudou para o sudeste da África e partes das proximidades do Oriente Médio, e foi o antepassado das nações daquelas localidades.
Muitos, incluindo Feliciano, interpretam esta como a primeira passagem “homossexual” da Bíblia, apesar da mesma não dizer exatamente isso, veja abaixo o que especificamente o Gênesis 7:21 diz:
image

A maldição de Cam e a escravidão

Esta passagem, da maldição de Cam, foi muito usada ao longo da história por alguns membros de religiões abraâmicas (judeus e cristãos) para justificar o racismo e a escravidão de negros africanos, os quais acreditavam ser descendentes de Cam. Defensores da escravidão nos Estados Unidos invocaram consistentemente este relato da Bíblia ao longo do século 19 em resposta ao crescimento do movimento abolicionista.
Já no Brasil, a maldição de Cam serviu de justificativa para escravizar os índios, tendo o missionário da Ordem de São Pedro, João de Sousa Ferreira afirmado “Não há lei divina nem humana que proíba a possessão de escravos” e continuou “(e os índios brasileiros) são da descendência da maldição de Cam”. Os portugueses igualmente consideravam os negros descendentes de Cam. A cor era o sinal da maldição e justificava a escravidão.
Africa067

O que você pensa sobre isso?

Em resumo, Feliciano acredita que a África tem sido atingida por males, como a pobreza e doenças, porque Cam teve uma “relação homossexual” com seu pai, que estava embriagado pelo vinho.
Mas e você leitor, concorda com isso, um continente inteiro pode pagar pelo erro de alguém no passado? Crianças africanas que ainda hoje morrem de fome, séculos de escravidão, torturas, injustiças, tudo se justifica por que é um povo descendente de alguém que foi amaldiçoado?
hungry-african-children
Aliás, seguindo a mesma lógica de uma herança bendita ou maldita, se os judeus eram o “povo escolhido por Deus”, aos quais o próprio ajudou em batalhas, na fuga do Egito, etc, como foi permitido que cerca de 6 milhões de judeus fossem cruelmente exterminados durante a segunda guerra mundial?
Nota: Perceba que não são afirmações e sim perguntas, queremos saber a sua opinião sobre este assunto polêmico e não “ofender” a crença de qualquer pessoa. Comente com sensatez! 😉
assista com atenção o vídeo abaixo:
Curta nossa página no Facebook, clicando em Curtir logo abaixo



Mais artigos

Aline Barros presta depoimento na justiça após acusação de assédio moral

Aline Barros está sendo processada por sua ex-bacing vocal, que alega que a acantora gospel a demitiu depois de descobrir que ela é gay


Leonardo Gonçalves toma decisão após casamento e decepciona internautas

Mesmo sabendo que o cantor costuma ser bastante reservado nas questões familiares e pessoais, fãs querem saber como está o casamento de Leonardo Gonçalves


Tonzão abandona o funk mais uma vez e anuncia retorno a música gospel

Tonzão abandonou sua carreira na música gospel em janeiro de 2018, e informou oficialmente o seu retorno ao funk


Magno Malta quebra o silêncio sobre decisão de Bolsonaro e causa polêmica

Através de um vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar desabafa e diz o que pensa sobre um dos temas mais polêmicos defendidos pelo presidente


Cantor gospel famoso causa polêmica ao criticar pastores divorciados

Muitos internautas comentaram o post e concordaram  com a opinião do cantor


Triste: Após fim do casamento, membro da Assembleia de Deus comete suicídio

A filha de 11 anos foi quem encontrou o pai sem vida na área de sua casa


Sarah Sheeva dá maior “bola fora” da história e humilha Stefhany Absoluta

Ela até disse concordar com a separação de Stefhany, desde que, ela saia de cena e volte ao anonimato.


Cantor gospel Alisson Santos despreza críticas e faz comunicado importante

O cantor vem sendo alvo de duras críticas desde que decidiu terminar a dupla com sua tia Neide e seguir carreira solo


Urgente: Estado de saúde do pastor Hueslen Santos ex-vice do Gideões é preocupante

Muitos líderes desejaram saúde para o pastor Hueslen, e disseram que estavam orando pela sua recuperação


Urgente: Esposa e filho caçula do cantor gospel Juliano Son sofrem acidente

Daniele e Mateus passaram o final de semana com o cantor na "13ª edição do Impacto Sertão Livre", e estavam voltando para Teresina