Comportamento; Como afastar pessoas que nos fazem mal


Publicado em: 03/02/13 às 13:02 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


Para-raio de malucos podia ser o apelido da atriz Fernanda Assef, 25 anos. “Coleciono histórias que vão desde loucos aleatórios até dois namorados que não aceitaram o fim da relação”, conta. Mas o pior dos casos foi o rapaz que conheceu numa mesa de bar através de amigos comuns e que resolveu adicioná-la numa rede social. 

“Fui simpática com ele como costumo ser entre conhecidos, mas não lembrava nem o nome do cara. O fato é que ele cismou que éramos feitos um pro outro”, lembra a atriz. E aí começou um pesadelo de mensagens pela internet e por celular, incluindo mensagens públicas postadas, insinuando que estavam dormindo juntos. “Liguei e falei claramente que não tinha gostado da atitude, que não éramos sequer amigos, que aquilo era coisa de gente louca”, lembra. Fernanda ainda teve que ouvir uma declaração de amor antes dele pedir desculpas e desligar. A falta de reciprocidade de Fernanda e o basta dito claramente, fizeram o rapaz desistir. Mesmo assim, anos depois, ele encontrou-a em outra rede social e tentou adicioná-la de novo. “Não te conheço, não somos amigos”, rechaçou Fernanda, colocando um ponto final na história. 
Por mais gentil e educada que uma pessoa se disponha a ser nesses casos, chega uma hora que afastar o outro é necessário e nem sempre é possível fazer isso sem uma boa dose de firmeza.

Afastar alguém que incomoda sempre implica na possibilidade de magoar o outro. Principalmente quando se trata de um amigo que virou um chato ou um parente que só se aproxima para ser inconveniente.
A consultora de etiqueta pessoal Esther Soares acredita que o silêncio é a melhor estratégia. “Os franceses expressam sabedoria total sobre essa situação quando ensinam ‘laisse tomber’, que significa ‘deixa cair’”, afirma. Sempre é deselegante cortar o contato de forma explícita. “Mesmo as pessoas muito queridas desistem de nós quando não as procuramos. Não é o que fazemos quando alguém não ‘tem tempo’ para nós? Pouco a pouco essa pessoa que você quer descartar irá desistir de você.” 

De tempos em tempos, o agente de segurança César Góes, 22 anos, faz uma “limpeza” no círculo de amigos mais próximos. Quem deu mancadas feias acaba perdendo espaço. “Passei por situações difíceis graças a esse tipo de ‘amigo’, já fiquei na mão muitas vezes”, afirma. “Algumas pessoas, ao perceberem que não retorno, simplesmente não falam mais comigo e acabou. Com os que não se tocam, o jeito é ser franco”, diz César.

Para a consultora de etiqueta pessoal Maria Adriana Argentino, como dizer é uma das questões mais intrigantes de um relacionamento. O que é menos deselegante? Mentir para dispensar vários convites de uma amiga para ir ao cinema ou abrir o jogo e dizer que não está a fim? “É aí que começa a dúvida de como se afastar de alguém que não agrada mais, sem ser indelicado e ao mesmo tempo sendo ético”, afirma Adriana.

“Se você já se posicionou, é a outra pessoa que está sendo deselegante e desrespeitosa com você”, afirma. No caso de pessoas com quem a convivência é forçada, como colegas de trabalho, é preciso sangue-frio e respeito. “Se você ficar ‘criando caso’, o mau educado será você.”
Para a consultora, relacionamentos mais íntimos pedem que as coisas sejam ditas de forma clara. “Seja direto, franco e olhando nos olhos diga que não quer mais se relacionar com a pessoa.” É falta de consideração desmanchar um namoro, por exemplo, por telefone ou Facebook ou e-mail. No caso de amizades que não fazem mais sentido, ela recomenda ir se afastando aos poucos, mas sem mentir. “Com certeza o seu amigo vai perceber que você está se afastando e vai acabar procurando novas companhias.” 

Se a pessoa ainda assim insistir, não tem problema deixar de responder emails e telefonemas. “Se você já se posicionou, é a outra pessoa que está sendo deselegante e desrespeitosa com você”, afirma. No caso de pessoas com quem a convivência é forçada, como colegas de trabalho, é preciso sangue-frio e respeito. “Se você ficar ‘criando caso’, o mau educado será você.” Não responder, só em último caso.
A designer gráfica Cláudia Gavenas, 22 anos, manteve o jogo limpo até o fim, quando precisou se afastar de uma amiga. “Eu a via como melhor amiga de todas, amizade-siamesa mesmo”, diz Cláudia. Até que a amiga deu mancadas como espalhar segredos de Cláudia. “Ela negava até o fim que tivesse contado, mas fui percebendo que, pelas minhas costas, ela me caluniava, zombava de mim.” Cláudia chegou a ter vontade de dar o troco, “para mostrar a ela como a mentira e a maldade doem”. “Mas não fiz, passei a ignorar”. Como diz o adágio, antes só do mal acompanhado. 




Mais artigos

Novo clipe de Priscilla Alcantara afronta evangélicos e se aproxima cada vez mais do secular

Por trazer temas tão delicados nos dias atuais e fugir dos padrões gospel, Priscilla Alcantara teve seu trabalho reconhecido fora do mundo evangélico


Triste: Pastor é encontrado morto após desaparecimento misterioso

O corpo foi encontrado por policiais militares próximo ao carro abandonado com várias marcas de tiros


Daniela Mercury solta seus “demônios”, acusa pastor de homofobia, e ele faz o improvável

A cantora por sua vez moveu uma queixa-crime contra o pastor, e a primeira audiência de conciliação foi marcada para essa terça-feira 22


Pastor visita Lula na prisão, compara ele ao apóstolo Paulo e revolta evangélicos

Vale lembrar que durante o período eleitoral a maioria dos líderes evangélicos declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro


Saiba porque Caio Fábio tomou a decisão de não ser mais pastor

Ele também Foi o fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB), e atualmente mentoreia o Movimento Caminho da Graça (sediado em Brasília)


Assembleia de Deus de Luto: Pastor morre no auge dos seus 51 anos

Amigos, parentes e líderes lamentaram a morte precoce de mais um obreiro dedicado e aplicado na obra de Deus


Após colocar “pai de santo” em púlpito de sua igreja, Kleber Lucas surpreende novamente

Kleber Lucas há muito tempo não tem se importado com as críticas e com o que pensam sobre suas atitudes e decisões


Urgente: Justiça procura paradeiro do produtor gospel Melk Carvalhêdo

O processo pode acabar sendo arquivado por que não conseguem localizar o produtor, pois ele não deixa endereço fixo


Urgente: Pastora e cantora gospel Ludmila Ferber volta ao hospital e deixa fãs preocupados

Ela chegou a ficar uma semana sem sair de casa por causa de sua imunidade que havia baixado


Cabo Daciolo reaparece depois de jejum e faz revelação chocante

Depois de uma série de acontecimentos que foram atribuídos a ele, Daciolo poderá em breve quebrar o silêncio e se manifestar sobre suas supostas profecias