Pastores passam dez dias como sem-teto para entender a vida dos moradores de rua e saber como ajudá-los


Publicado em: 14/11/12 às 13:25 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


A experiência de passar uma temporada vivendo como sem-teto tem sido adotada por alguns pastores nos Estados Unidos como forma de compreender a vida das pessoas que não possuem casas ou abrigos.
O pastor Buff Dustin e o seminarista Nguyen Philip trocaram o conforto de suas casas para viver por dez dias nas ruas da cidade de Norman, em Oklahoma. A principal motivação para isso é compreender como vivem os sem-teto.
Numa entrevista ao Huffington Post, o pastor Dustin, da Grace Church (Igreja da Graça) afirmou que a cidade tem um alto número de desabrigados: “Os sem-teto estão dormindo aqui durante a noite, em frente à  rua da estação de polícia. Tenho lido que o governo estima que a cidade de Norman tem 1.700 moradores de rua, se você incluir os que estão vivendo em casas provisórias, abrigos, e nas ruas”, disse o pastor, evidenciando ser um problema crônico de sua cidade.
Buff Dustin conta ainda que apesar da falta de lugares para abrigar essas pessoas, a cidade oferece refeições para que os moradores de rua não mendiguem: “Eu fiquei surpreso ao descobrir como era fácil para conseguir comida. Você pode ter duas refeições quentes por dia, já encontrar um lugar para dormir é mais difícil”, conta o pastor, citando o trabalho de uma organização sem fins lucrativos chamada “Alimento e Abrigo”.
Entre os desafios da experiência, estava a necessidade de conseguir um local para dormir. Os pastores tentaram por em prática uma tática muito usada por moradores de rua da cidade: dormir nas cadeiras das salas de espera do hospital municipal. Porém, os seguranças do local os identificaram como moradores de rua e pediram que se retirassem: “Foi um momento assustador. Foi a primeira noite que não tem um plano para onde dormir”, contou o pastor. “Acabamos dormindo entre as casas [de um bairro vizinho]”, revelou o seminarista Philip.
Os pastores contaram ainda que foram identificados por outros moradores de rua através de uma matéria de um jornal local: “Eles não tinham certeza no começo, mas eles finalmente abraçaram a ideia”, afirmou o pastor.
Em sua experiência, Dustin e Philip chegaram à conclusão de que é preciso agir de forma efetiva para ajudar na solução ao problema dos sem-teto: “Há de dois tipos de pessoas por aqui:  alguns estão vivendo como sem-teto e estão 100% tranquilos com isso. Mas há outros que estão lutando para sair dessa situação. Queremos ajudar ambos os grupos”, afirmou o pastor Dustin, que revelou pretender reunir os líderes de sua igreja para definir onde a igreja deve começar a trabalhar: “Esta é a nossa cidade. Este é o chamado de Deus para nós em relação a cidade de Norman. Quero causar um impacto na vida dessas pessoas, e esta é a única maneira que vejo de podermos ajudá-los”, disse.



Mais artigos

Novo clipe de Priscilla Alcantara afronta evangélicos e se aproxima cada vez mais do secular

Por trazer temas tão delicados nos dias atuais e fugir dos padrões gospel, Priscilla Alcantara teve seu trabalho reconhecido fora do mundo evangélico


Triste: Pastor é encontrado morto após desaparecimento misterioso

O corpo foi encontrado por policiais militares próximo ao carro abandonado com várias marcas de tiros


Daniela Mercury solta seus “demônios”, acusa pastor de homofobia, e ele faz o improvável

A cantora por sua vez moveu uma queixa-crime contra o pastor, e a primeira audiência de conciliação foi marcada para essa terça-feira 22


Pastor visita Lula na prisão, compara ele ao apóstolo Paulo e revolta evangélicos

Vale lembrar que durante o período eleitoral a maioria dos líderes evangélicos declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro


Saiba porque Caio Fábio tomou a decisão de não ser mais pastor

Ele também Foi o fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB), e atualmente mentoreia o Movimento Caminho da Graça (sediado em Brasília)


Assembleia de Deus de Luto: Pastor morre no auge dos seus 51 anos

Amigos, parentes e líderes lamentaram a morte precoce de mais um obreiro dedicado e aplicado na obra de Deus


Após colocar “pai de santo” em púlpito de sua igreja, Kleber Lucas surpreende novamente

Kleber Lucas há muito tempo não tem se importado com as críticas e com o que pensam sobre suas atitudes e decisões


Urgente: Justiça procura paradeiro do produtor gospel Melk Carvalhêdo

O processo pode acabar sendo arquivado por que não conseguem localizar o produtor, pois ele não deixa endereço fixo


Urgente: Pastora e cantora gospel Ludmila Ferber volta ao hospital e deixa fãs preocupados

Ela chegou a ficar uma semana sem sair de casa por causa de sua imunidade que havia baixado


Cabo Daciolo reaparece depois de jejum e faz revelação chocante

Depois de uma série de acontecimentos que foram atribuídos a ele, Daciolo poderá em breve quebrar o silêncio e se manifestar sobre suas supostas profecias