Frase “Deus seja louvado” das cédulas pode ser excluída em breve – Pastor Silas comenta


Publicado em: 13/11/12 às 13:43 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), de São Paulo, encaminhou o pedido à Justiça Federal para a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro. Se aprovada, a medida concede o prazo de 120 dias para que o dinheiro comece a ser impresso sem a frase.
A tentativa não é inédita e os argumentos utilizados é que o Estado brasileiro é laico e não deve estar vinculada a nenhuma manifestação religiosa. Outro dos argumentos do processo é que a frase privilegia a religião cristã em detrimento das outras.
Durante a fase de inquérito, a Casa da Moeda alegou que cabe privativamente ao Banco Central (BC) a definição das características técnicas e artísticas das cédulas. Contudo, o BC, vê fundamento legal uma vez que o preâmbulo da Constituição Federal do Brasil afirma que ela foi promulgada “sob a proteção de Deus”.
O Ministério da Fazenda lembra que a inclusão da expressão nas notas emitidas no país aconteceu em 1986, como uma determinação do presidente José Sarney.
Em 1994, com o início do Plano Real, foi mantida por opção do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que dizia ser “tradição da cédula brasileira”.
Jefferson Aparecido Dias, procurador regional dos Direitos do Cidadão, questiona as decisões, afirmando que não existe uma lei que autorize o uso da expressão religiosa nas cédulas.
Ela enfatiza: “Não se pode admitir que a inclusão de qualquer frase nas cédulas brasileiras se dê por ato discricionário, seja do presidente da República, seja do ministro da Fazenda. Mesmo a lei 4.595/64, ao atribuir ao Conselho Monetário Nacional a competência para ‘determinar as características gerais das cédulas e das moedas’ não o autorizou a manifestar predileção por esta ou aquela religião. Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus Não existe’. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”.
Ainda segundo Dias, o fato da população cristã ser maioria no país “não justifica a continuidade das violações aos direitos fundamentais dos brasileiros não crentes em Deus”.
A ideia de se referir a Deus no dinheiro é milenar, pois moedas antigas mostravam desenhos que representavam divindades. Desde que foram impressas pela primeira vez, em 1862, as notas de dólar trazem a inscrição “In God We Trust” [Nós confiamos em Deus]. As informações são do portal Terra.
Deixe sua opinião no ofuxico Gospel




Mais artigos

Novo clipe de Priscilla Alcantara afronta evangélicos e se aproxima cada vez mais do secular

Por trazer temas tão delicados nos dias atuais e fugir dos padrões gospel, Priscilla Alcantara teve seu trabalho reconhecido fora do mundo evangélico


Triste: Pastor é encontrado morto após desaparecimento misterioso

O corpo foi encontrado por policiais militares próximo ao carro abandonado com várias marcas de tiros


Daniela Mercury solta seus “demônios”, acusa pastor de homofobia, e ele faz o improvável

A cantora por sua vez moveu uma queixa-crime contra o pastor, e a primeira audiência de conciliação foi marcada para essa terça-feira 22


Pastor visita Lula na prisão, compara ele ao apóstolo Paulo e revolta evangélicos

Vale lembrar que durante o período eleitoral a maioria dos líderes evangélicos declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro


Saiba porque Caio Fábio tomou a decisão de não ser mais pastor

Ele também Foi o fundador e presidente da Associação Evangélica Brasileira (AEVB), e atualmente mentoreia o Movimento Caminho da Graça (sediado em Brasília)


Assembleia de Deus de Luto: Pastor morre no auge dos seus 51 anos

Amigos, parentes e líderes lamentaram a morte precoce de mais um obreiro dedicado e aplicado na obra de Deus


Após colocar “pai de santo” em púlpito de sua igreja, Kleber Lucas surpreende novamente

Kleber Lucas há muito tempo não tem se importado com as críticas e com o que pensam sobre suas atitudes e decisões


Urgente: Justiça procura paradeiro do produtor gospel Melk Carvalhêdo

O processo pode acabar sendo arquivado por que não conseguem localizar o produtor, pois ele não deixa endereço fixo


Urgente: Pastora e cantora gospel Ludmila Ferber volta ao hospital e deixa fãs preocupados

Ela chegou a ficar uma semana sem sair de casa por causa de sua imunidade que havia baixado


Cabo Daciolo reaparece depois de jejum e faz revelação chocante

Depois de uma série de acontecimentos que foram atribuídos a ele, Daciolo poderá em breve quebrar o silêncio e se manifestar sobre suas supostas profecias