Primeiro congresso ateista do Brasil acontecera este mes


Publicado em: 04/09/12 às 17:47 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


O I Congresso Humanista Secular do Brasil será realizado nos dias 8 e 9 de Setembro em Porto Alegre. A iniciativa é da Liga Humanista Secular do Brasil, presidida no momento por Eli Vieira.

O evento tem o apoio da Atheist Alliance International (AAI) e quer incentivar a participação de estudantes. Por isso, a organização irá subsidiar a inscrição de 100 estudantes que desejem participar do Congresso.  Fundada em 1991, nos Estados Unidos, a AAI além do subsídio à participação desses estudantes enviará seu presidente, Carlos Diaz, para fazer uma palestra.
O objetivo desta reunião de ateus e humanistas seculares é promover no Brasil “um espaço livre de agressões e assédio para todas as pessoas presentes, independentemente de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etnia, aparência física ou necessidades especiais”.
No primeiro dia, o tema geral a ser discutido é “humanismo”, contando com palestras e mesas redondas de questões de gênero, direitos LGBT, minorias étnicas e racismo, desarquivamento dos arquivos da ditadura, ciência e humanismo, entre outros assuntos.
Durante o segundo dia do evento, o tema será “secularismo”. Serão realizadas palestras e mesas redondas sobre ceticismo, ciência, ateísmo, liberdade de crença, coexistência e tolerância entre fés e crenças, Estado laico, medicina baseada em evidências, sentido da vida na perspectiva racionalista, e muito mais.
A opção pela capital gaúcha é simples: a Liga Humanista Secular do Brasil foi fundada em Porto Alegre e ali residem muitos de seus diretores e membros. O movimento comemora o que considera “uma grande mudança” no Brasil, que inclui a retirada dos crucifixos dentro dos tribunais do Estado.
Entre os palestrantes anunciados estão André Tadeu de Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana Independente e Marcio Retamero, pastor das Igrejas Presbiteriana da Praia de Botafogo e Igreja da Comunidade Metropolitana Betel do Rio de Janeiro.
Comente no Fala malafaia




Mais artigos

Aline Barros presta depoimento na justiça após acusação de assédio moral

Aline Barros está sendo processada por sua ex-bacing vocal, que alega que a acantora gospel a demitiu depois de descobrir que ela é gay


Leonardo Gonçalves toma decisão após casamento e decepciona internautas

Mesmo sabendo que o cantor costuma ser bastante reservado nas questões familiares e pessoais, fãs querem saber como está o casamento de Leonardo Gonçalves


Tonzão abandona o funk mais uma vez e anuncia retorno a música gospel

Tonzão abandonou sua carreira na música gospel em janeiro de 2018, e informou oficialmente o seu retorno ao funk


Magno Malta quebra o silêncio sobre decisão de Bolsonaro e causa polêmica

Através de um vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar desabafa e diz o que pensa sobre um dos temas mais polêmicos defendidos pelo presidente


Cantor gospel famoso causa polêmica ao criticar pastores divorciados

Muitos internautas comentaram o post e concordaram  com a opinião do cantor


Triste: Após fim do casamento, membro da Assembleia de Deus comete suicídio

A filha de 11 anos foi quem encontrou o pai sem vida na área de sua casa


Sarah Sheeva dá maior “bola fora” da história e humilha Stefhany Absoluta

Ela até disse concordar com a separação de Stefhany, desde que, ela saia de cena e volte ao anonimato.


Cantor gospel Alisson Santos despreza críticas e faz comunicado importante

O cantor vem sendo alvo de duras críticas desde que decidiu terminar a dupla com sua tia Neide e seguir carreira solo


Urgente: Estado de saúde do pastor Hueslen Santos ex-vice do Gideões é preocupante

Muitos líderes desejaram saúde para o pastor Hueslen, e disseram que estavam orando pela sua recuperação


Urgente: Esposa e filho caçula do cantor gospel Juliano Son sofrem acidente

Daniele e Mateus passaram o final de semana com o cantor na "13ª edição do Impacto Sertão Livre", e estavam voltando para Teresina