Primeiro congresso ateista do Brasil acontecera este mes


Publicado em: 04/09/12 às 17:47 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


O I Congresso Humanista Secular do Brasil será realizado nos dias 8 e 9 de Setembro em Porto Alegre. A iniciativa é da Liga Humanista Secular do Brasil, presidida no momento por Eli Vieira.

O evento tem o apoio da Atheist Alliance International (AAI) e quer incentivar a participação de estudantes. Por isso, a organização irá subsidiar a inscrição de 100 estudantes que desejem participar do Congresso.  Fundada em 1991, nos Estados Unidos, a AAI além do subsídio à participação desses estudantes enviará seu presidente, Carlos Diaz, para fazer uma palestra.
O objetivo desta reunião de ateus e humanistas seculares é promover no Brasil “um espaço livre de agressões e assédio para todas as pessoas presentes, independentemente de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etnia, aparência física ou necessidades especiais”.
No primeiro dia, o tema geral a ser discutido é “humanismo”, contando com palestras e mesas redondas de questões de gênero, direitos LGBT, minorias étnicas e racismo, desarquivamento dos arquivos da ditadura, ciência e humanismo, entre outros assuntos.
Durante o segundo dia do evento, o tema será “secularismo”. Serão realizadas palestras e mesas redondas sobre ceticismo, ciência, ateísmo, liberdade de crença, coexistência e tolerância entre fés e crenças, Estado laico, medicina baseada em evidências, sentido da vida na perspectiva racionalista, e muito mais.
A opção pela capital gaúcha é simples: a Liga Humanista Secular do Brasil foi fundada em Porto Alegre e ali residem muitos de seus diretores e membros. O movimento comemora o que considera “uma grande mudança” no Brasil, que inclui a retirada dos crucifixos dentro dos tribunais do Estado.
Entre os palestrantes anunciados estão André Tadeu de Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana Independente e Marcio Retamero, pastor das Igrejas Presbiteriana da Praia de Botafogo e Igreja da Comunidade Metropolitana Betel do Rio de Janeiro.
Comente no Fala malafaia




Aniversariante do mês
Giselli Cristina

Cantora

39 anos


publicidade

Mais artigos

Profecia mais temida por Bolsonaro está prestes a se cumprir

O pastor teve uma visão há cerca de 40 dias, mas estava esperando a permissão Deus para revelar


Aline Barros atinge marca histórica e fãs comemoram

Aline Barros fez questão de compartilhar que a música Autor da Vida atingiu essa semana mais de 1 milhão de views no YouTube


Vídeo: pastor esclarece polêmica com travesti durante culto

O pastor foi ridicularizado durante um culto, depois que um travesti entrou na igreja cobrando um suposto programa que teria feito.


Cantora evangélica aparece vestida de noiva e detalhe surpreende

A cantora está sempre em evidência pelas constantes polêmicas que se envolve


Ludmila Ferber lança novo single e fãs caem no choro

Tratando-se sobre um novo tempo em sua vida, a cantora gospel lançou uma nova música que alegrou o coração dos fiéis


Pastor é desmascarado durante culto após travesti cobrar programa

Ele deu o seu recado e paralisou o culto que estava acontecendo sob o comando do pastor. O mais interessante, foi a reação das pessoas


Pastor se envolve em acidente após briga de trânsito

Segundo uma testemunha que presenciou o acidente, o motorista do Fiat bateu no carro do pastor e fugiu, iniciando assim toda confusão


Marco Feliciano quebra o silêncio e diz que igrejas não pagarão tributos

O pastor e deputado federal expôs os argumentos citados em uma reunião com o presidente


Felipe Heiderich ameaça bloquear seguidor após falar demais

A publicação trata-se de uma foto onde o pastor mandou uma indireta aos seus seguidores. No entanto, um comentário chamou a atenção do pastor


Priscilla Alcantara vai cantar Lady Gaga em show da Virada Cultural de SP

A cantora gospel segue inovando e revolucionando a forma em que conduz seu ministério evangélico, misturando com o meio secular