‘Evangelho da esposa de Jesus’ é falso, diz Vaticano


Publicado em: 28/09/12 às 18:02 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


O polêmico “Evangelho da Esposa de Jesus”, fragmento de papiro antigo que revelado por uma professora de Harvard indicando que Jesus tinha uma esposa, é falso, segundo informou o Vaticano.

O jornal do Vaticano L’Osservatore Romano publicou um editorial nesta sexta-feira dizendo que o papiro é uma “falsificação grosseira”.
O jornal contou com um especialista no assunto da Universidade La Sapienza de Roma, Alberto Camplani, que analisou o texto escrito no antigo idioma egípcio Copta. Camplani apontou dúvidas sobre o manuscrito e urgiu extrema precaução.
O fragmento foi revelado pela professora de Harvard Karen King, em um congresso de estudos cópticos em Roma, na semana passada. Nele se lê: “Jesus disse a eles, minha esposa”, e foi datado como do século 4.
Camplani aponta que ao contrário de outros papiros, ele não foi descoberto em uma escavação, mas foi adquirido de um mercado de antiguidades.
“É preciso adotar precauções, que excluam que se trata de algo falsificado”, acrescentou ele.
O especialista também apontou que a própria Karen não vê isso como uma prova de que Jesus foi casado, mas sim como uma tentativa de levantar uma visão positiva do casamento cristão.
A historiadora admitiu recentemente que tem absolutamente dúvidas sobre a autenticidade dofragmento de papiro, da qual ela chama de “Evangelho da Esposa de Jesus”.
Karen explicou à revista Time que “Parte da razão de torná-lo público na conferência Copta em Roma foi para gerar uma discussão sobre o fragmento, sobre a sua autenticidade, sobre o seu significado, e levantar questões”.



publicidade

Mais artigos

Antes de acidente Fabiana Anastácio comemorava marca histórica

A cantora Fabiana Anastácio comemorava mais de 7 milhões de visualizações no clipe da música "Eu Sou". Mas, o repentino acidente atrapalhou sua comemoração


“Não sei se sou terrivelmente, mas sou fiel”, diz juiz estimado ao STF

Evangélico, o juiz comentou, durante uma entrevista, o critério definido pelo presidente para a indicação a uma das vagas: ser "terrivelmente evangélico"


Presidente Jair Bolsonaro visita igreja Sara Nossa Terra

O presidente Jair Bolsonaro marcou presença na Celebração Internacional, evento realizado pela igreja Sara Nossa Terra de Brasília


Carro é arrombado e furtado em estacionamento de igreja

De acordo com a PM, a vítima relatou ter estacionado o carro no adro da igreja e ao retornar percebeu o arrombamento e deu falta de alguns pertences


Vídeo: Felipe Heiderich dá testemunho na Assembleia de Deus

A absolvição de Felipe Heiderich, abriu caminho para que retomasse seu ministério. Ele contou seu testemunho na Assembleia de Deus Libertados pela Graça


Cantor gospel Samuel Messias lança single inédito

O cantor gospel Samuel Messias lançou, nesta segunda (22), mais um single inédito. A canção intitulada como "Planos de Deus" promete fazer muito sucesso


Urgente! Cantora gospel Fabiana Anastácio agradece livramento após acidente

Eu no exato momento da batida estava adorando ao Senhor em Recife , disse a cantora


Luto: Ceifeiros em Chamas choram a morte do pastor José Neto

Faleceu na manhã desta segunda (22) o Pastor José Domingos Neto. Anteriormente, o religioso havia passado por uma intervenção para a retirada de um tumor


Apóstolo Valdemiro Santiago se desespera com crise milionária

O apóstolo alegou em seu programa que  teve que pegar R$ 30 milhões emprestado ao banco JBS


Rodolfo Abrantes sai em defesa de Bolsonaro e critica PT

“Removeu um trono de iniquidade na nação, e só por isso a nação já é abençoada”, afirmou ele