João Alexandre declara sua desvinculação do movimento gospel


Publicado em: 30/08/12 às 13:46 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


O cantor e compositor João Alexandre, cujas canções são entoadas em diversas igrejas evangélicas brasileiras declarou pelo Facebook que não faz mais parte do movimento gospel brasileiro, que ele chama de “importado”.

“Por favor, quando alguém se referir a mim ou ao meu trabalho, não utilize esta forma de me definir e nem me inclua dentro desse “idiotizado” mercado, pelo bem da verdadeira Música Cristã Brasileira e de seus honrados e dedicados compositores, artistas e poetas que, assim como eu, sobrevivem, a duras penas, de seus talentos e trabalhos, nadando na contramão da escravidão imposta pela grande mídia!”, escreveu.
Segundo o compositor presbiteriano, o termo “gospel” tomou um significado que remete à exposição dos artistas e aos altos cachês. “O termo ‘Gospel’ tem uma conotação mercadológica baseada na fama, na grana e na idolatria de artistas, bandas, gravadoras, formatos musicais, mensagens positivistas, entre outras distorções que variam conforme a conveniência dos tempos e dos “bolsos” dos brasileiros, cristãos ou não!”.
Não é de hoje que o movimento gospel é criticado por diversos líderes religiosos como sendo uma abertura ao mundanismo dentro das igrejas, além de ser associado à baixa qualidade musical.
O reverendo Augustus Nicodemus, professor de Novo Testamento do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, postou em seu blog sua opinião a respeito disso.
“O movimento ‘gospel’ recentemente mostrou sua popularidade ao ter o festival Promessas veiculado pela emissora de maior audiência do país. Não me preocupa tanto o fato de que a Rede Globo exibiu o show, mas a mensagem que foi passada ali”, disse o teólogo, e continuou: “a teologia gospel confunde ‘adoração’ com pregação, exalta o louvor como o principal elemento do culto público, anuncia um evangelho que não chama pecadores e crentes ao arrependimento e mudança de vida, que promete vitórias mediante o louvor e a declaração de frases de efeito e que ignora boa parte do que a Bíblia ensina sobre humildade, modéstia, sobriedade e separação do mundo”, considerou Nicodemus.
Para o estudioso, os shows gospel se tornaram a única forma de culto para muitos jovens. Ele prevê que o impacto negativo e a superficialidade desse movimento será sentida na próxima geração  “especialmente na incapacidade de impedir a entrada de falsos ensinamentos e doutrinas erradas”.
As canções evangélicas que fazem parte desse movimento deixaram de ser executadas somente nas igrejas e passaram a ser transmitidas em rádios seculares e até em grande emissoras de TV.
A TV Globo, em 2011, reservou 75 minutos de sua programação de final de ano para veicular o Festival Promessas, transmitindo os shows de conhecidos artistas do meio. A boa audiência obtida com a primeira experiência já fez a emissora programar para 2012 um novo especial do festival de música gospel.
Nicodemus analisa ainda o conteúdo das canções gospel. “São cânticos permeados de conceitos arminianos, neopentecostais, da teologia da prosperidade e da batalha espiritual”, explica.
João Alexandre terminou sua postagem na rede social dizendo que pretende primar pela honestidade em seu trabalho.
“Quero como qualquer músico que busca a excelência, fazer o melhor que posso com aquilo que tenho, de forma honesta e verdadeira, dormir com a consciência tranquila de que cumpro a missão que Deus me deu (de cantar sempre a Verdade!) e agradecer todos os dias a Ele por aqueles que me deixam fazer parte de seus ouvidos e de suas existências!
Ele termina com um pedido para quem concorda com ele que compartilhem a mensagem. “Se vc está no meu time, compartilhe! Se não, me perdoe!”



Mais artigos

Pastora desaparecida há três dias é encontrada e história mal contada intriga evangélicos

O pastor não deu detalhes sobre o que aconteceu e o motivo do desaparecimento de Cristiane. Disse apenas que ela está bem e logo estará em casa


Urgente: Avião de pastor evangélico perde o controle e cai em matagal

Uma falha no motor pode ter sido o motivo da queda


Após fim do casamento, Stefhany Cardoso toma decisão surpreendente sobre música gospel

Depois de se ausentar por alguns dias, a cantora gospel tomou uma decisão sobre sua carreira na música gospel


Novo clipe de Priscilla Alcantara “quebra” internet com letra inovadora e gospel átipico

"Empatia" é mais um projeto inquestionável dirigido por Gil Morais, e virou sucesso instantâneo no Youtube


Cantora gospel Damares posta foto do “niver” da filha Antonella e detalhe chama atenção

O evento foi bastante restrito a amigos e familiares


“Tô Solto” alcança 2 milhões de inscritos e é o maior canal de humor gospel do Brasil

Em uma recente entrevista ao O Fuxico Gospel, o humorista gospel revelou ter o sonho de ser pastor evangélico.


O encontro épico do Pastor Marco Feliciano com Silvio Santos

Feliciano foi recebido por Silvio Santos na casa do dono do SBT, em Orlando, nos EUA


Pastor renomado é denunciado por agressão a mulheres e crianças

 Na delegacia as vítimas foram ouvidas e relataram que as agressões eram praticadas pelo pastor


Urgente: Ícone da música gospel vive drama familiar com doença grave de parente

Considerado um dos maiores cantores gospel do Brasil, e com mais de 30 anos de carreira, ele clama por uma interferência divina


Saiba quais são os 5 pastores mais ricos do Brasil segundo a revista Forbes

A revista Forbes apresentou um novo ranking com o patrimônio estimado dos maiores líderes religiosos do Brasil