Evangélicos fazem passeata próximo a terreiro de Candomblé e é visto como Intolerância Religiosa


Publicado em: 18/07/12 às 21:25 por Micael Batista | Atualizado em 18/05/2019 às 9:04


O ato dos evangélicos em Olinda/PE foi considerado como intolerância religiosa pelo Babalorixá Érico Lustosa que é vizinho do terreiro que ficou indignado e filmou a passeata. Segundo Babalorixá Érico em entrevista presumiu que a manifestação tenha sido feita pela IURD.
Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.
Assista vídeo que o Babalorixá afirma ser um ato de invasão ao terreiro e no final do post a entrevista do Babalorixá  e comente…
As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.
O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.
Veja a entrevista onde Érico supõe que a manifestação tenha partido do grupo Igreja Universal do Reino de Deus que faz parte do segmento neo-pentecostal e que segundo ele tem uma igreja nas imediações do terreiro.
Trecho da entrevista: “…não faço a minima idéia qual seja (referindo-se a igreja que fez a manifestação), na outra rua temos uma Igreja Assembléia de Deus, mas não acredito que seja a Assembléia, porque a AD é uma igreja histórica, as AD as igreja Batistas não fazem isso, eu presumo que seja uma igreja neo-pentecostal como a Universal do Reino de Deus que tem outra(igreja) próxima de lá e que fazem aquela campanha geralmente ali na nossa rua.”– disse o Babalorixá Érico Lustosa que presenciou e filmou a manifestação.
fonte: UOL/Jornal do Comércio



Aniversariante do mês
Álvaro Tito

Cantor

53 anos


publicidade

Mais artigos

Pastor Hueslen lamenta morte de entes familiares e comove internautas

Os dois filhos dos primos do pastor Hueslen Santos morreram afogados logo depois de um momento de descuido dos responsáveis


Escândalo envolvendo igreja evangélica ainda repercute no exterior

Naasón Joaquín García, foi preso no aeroporto de Los Angeles sob acusação de tráfico de pessoas, pornografia infantil e abuso de menores


Quatro fatos intrigantes sobre o assassinato do pastor Anderson do Carmo

Pouca coisa foi esclarecida diante das perguntas que ainda hoje permanecem sem respostas


Sarah Farias explica cancelamento de agenda e pede perdão à igreja

Os seguidores elogiaram a atitude da cantora, e deixaram muitas mensagens de apoio


Violência: Pastor é assassinado a tiros em frente a igreja

O pastor foi socorrido por vizinhos e levado para a UPA de Serra Sede, mas não resistiu e morreu antes de receber atendimento


Teto de igreja evangélica desaba após incêndio e pastor se desespera

De acordo com a Polícia Militar, um curto circuito pode ter causado o incêndio


Irmãos suspeitos de matar pastor se entregam à polícia

Os suspeitos estavam foragidos e com mandado de prisão em aberto após serem indiciados pela morte do pastor evangélico Edenilton Félix


Nesta segunda Flordelis prestará depoimento à polícia sobre morte do marido

Flordelis também pretende conceber uma entrevista coletiva aos jornalistas na próxima terça-feira 25


Segundo a polícia, cenário macabro foi encontrado na casa de Flordelis, saiba mais

Todas as pessoas que estavam na casa no dia do crime estão sendo investigadas


Flordelis quebra o silêncio, critica a polícia, e detalhe chama a atenção

Uma semana após o assassinato do pastor Anderson do Carmo a cantora desabafa nas redes sociais