Na Rio+20, Dilma afirma que homem tem que ajudar no serviço de casa


Publicado em: 23/06/12 às 12:00 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (21), na solenidade de abertura da 1ª Cúpula de Mulheres Chefes de Estado, no Riocentro, que a maior participação das mulheres no mercado de trabalho deve ser acompanhada do “engajamento dos homens nas tarefas domésticas e no cuidado não remunerado dos filhos”. Em seu discurso, Dilma classificou essas tarefas como “um trabalho invisível que deve ser compartilhado e reconhecido”, e lembrou que as mulheres são a face principal da pobreza no mundo, junto com as crianças.

“Temos nossas conquistas, mas ainda é preciso avançar”, disse a presidente. “Precisamos enfrentar lutas antigas, mas necessárias. Em especial, o igual acesso a trabalho, salário e defesa física contra a violência. O empreendedorismo deve ser facilitado por instrumentos de crédito, assistência técnica e propriedade, e protegido da desordem avassaladora das crises financeiras, que precarizam direitos e querem fazer voltar atrás a roda da história”, afirmou.
Direitos reprodutivos
Dilma defendeu os direitos sexuais e reprodutivos da mulher no evento, organizado pela ONU Mulheres. Mas, na condição de presidente de honra da Rio+20, optou por um pronunciamento sóbrio.
Diante da presidente da instituição, Michele Bachellet, Dilma não avançou nas declarações sobre a supressão do trecho que protegia o direito reprodutivo (aborto) das mulheres no documento da Rio+20. Presidentes, primeiras-ministras e ex-primeiras-ministras da Lituânia, Costa Rica, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Noruega não tocaram no assunto, justamente no encontro onde eram esperadas as reações mais inflamadas contra este aspecto da versão final do documento.
Bachellet, como Dilma, só citou o direito à reprodução. E justificou que é importante defender o direito das mulheres “em todas as suas liberdades”. “Não dá para dividir a mulher por partes”, disse a ex-presidente do Chile.
Fonte: Veja



Aniversariante do mês
Liz Lanne

Cantora

41 anos


Mais lidas

Mais artigos

Cabo Daciolo quebra jejum das redes sociais e faz desafio surpreendente

Como sempre, os internautas adoraram a volta de Daciolo as redes sociais, e em poucos minutos a publicação já tinha milhares de likes e comentários


André Valadão “quebra o silêncio” sobre ataques a sua linha de cartão de crédito

O vídeo foi ao ar no dia 18, onde o pastor e cantor gospel rebateu e esclareceu as criticas


Após fim de casamento Magno Malta toma atitude desesperada para voltar com Lauriete

Segundo um jornal local do Espírito Santo, o que teria motivado a separação, seria uma suposta traição de Magno Malta


Samuel Mariano desabafa e diz o que pensa sobre alguns cantores e pregadores famosos

Samuel atualmente tem dedicado grande parte do seu tempo ao seu projeto missionário chamado "Quero Almas", e nesse momento se encontra no interior da Bahia


Damares Alves convida Agustin Fernandez para participar de campanha e funkeira se revolta

Segundo a ministra, a campanha contará com o auxílio de profissionais da área de beleza que identificará as mulheres vítimas de violência


Ana Paula Valadão da a volta por cima após crise e recebe conselho de ministro

Agora, ela parece se redimir com seu público, e depois de algumas mudanças acentuadas, Ana Paula Valadão voltou a agradar.


Mattos Nascimento publica vídeo de Whindersson Nunes e é criticado por seguidores

O youtuber já revelou que durante a sua infância frequentava a igreja evangélica


Mara Maravilha é criticada nas redes sociais após mudança radical no visual

A fim de homenagear a sua melhor amiga, a artista gospel decidiu mudar seu visual e foi comparada com Dercy Gonçalves


Simone visitou igreja de cantora gospel e isso pode ser só o começo

A artista fez uma declaração para Cassiane através dos Stories do Instagram, onde afirmou que por meio da pastora Deus falou com ela


Shirley Carvalhaes vira piada na web em biografia não autorizada

É notório que a cantora está sendo vítima de pessoas mal intencionadas que tentam denegrir a imagem dela