‘Museu de Lula’ terá benefício fiscal e poderá captar recursos pela Lei Rouanet


Publicado em: 28/06/12 às 12:06 por Micael Batista | Atualizado em 29/08/2017 às 23:43


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse nesta terça-feira (27) que o Instituto Lula poderá captar recursos por meio da Lei Rouanet para financiar a construção do Memorial da Democracia. O museu exibirá o acervo do ex-presidente e será erguido em São Paulo.

O mecanismo de renúncia fiscal é regulado pelo governo e permite que empresas interessadas em apoiar projetos culturais deduzam as doações do Imposto de Renda. Na prática, isso significa que o museu de Lula será construído com verba pública, o que ele e seu instituto prometiam não fazer. O projeto está orçado inicialmente em até R$ 100 milhões.
“Claro que vai poder ter captação pela Lei Rouanet”, afirmou ontem a ministra, depois de se encontrar com Lula para tratar do projeto. “Pode sim, claro. Nada impede”.
Ana de Hollanda disse que já se reuniu com o ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), assessor de Lula, e prometeu apoiar a construção do memorial. “Abri todas as possibilidades institucionais possíveis”, disse. Ela também ofereceu ajuda do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para organizar o acervo e as exposições do futuro memorial.
Os projetos só recebem benefício fiscal se forem aprovados pelo ministério. Segundo a ministra, o pedido do ex-presidente “será analisado como qualquer outro”.
Mudança

Modelo do Memorial da Democracia gerado por computação gráfica
Em comunicado divulgado em fevereiro, o Instituto Lula prometeu assumir “todos os custos da construção de um edifício de alta excelência arquitetônica” para o museu.
Após as declarações da ministra, o presidente da entidade, Paulo Okamotto, disse que estuda recorrer ao benefício. “Ainda vamos debater como levantar os recursos para construir o museu. Certamente, lá na frente pode pintar essa possibilidade”.
“Pode ser que mais para a frente, depois de uma discussão para manter o instituto, talvez tenhamos que lançar mão da Lei Rouanet”, disse Paulo.
Okamotto chegou a afirmar que o mecanismo “não prevê recurso público”. Ao ser lembrado de que as empresas doadoras deixam de pagar imposto ao governo, disse: “Você considera isso recurso público? Então tá bom”.
Ele disse que quer começar a obra “o mais rápido possível” e entregá-la até 2015. O terreno, na região da Luz, é avaliado em R$ 20 milhões e foi cedido de graça pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD).
O instituto diz que o museu será “suprapartidário”. Lula não quis comentar o projeto.
Registre o seu comentário 
Fonte: Folha


Aniversariante do mês
Liz Lanne

Cantora

41 anos


Mais lidas

Mais artigos

Luto: Pastor morre após celebrar a “Santa Ceia” e fiéis se desesperam

A mulher do pastor fez uma declaração, onde disse que apesar de seu coração está triste, a terra estava alegre pelo fato de que ele foi um exmplo de líder


Padre brasileiro é excomungado após ser acusado de estuprar 11 ex-freiras

O Vaticano investigou o caso e considerou o brasileiro culpado, não dando a ele uma segunda chance de continuar na igreja.


Deputado evangélico propõe “Dia do Orgulho Hétero” e irrita comunidade LGBT

“Se nada for feito para impedir, muito em breve tornar-se-á crime ser ou se declarar heterossexual”, disse o pastor


Jesus Cristo é a “base da felicidade” diz Marcos Mion e emociona internautas

O ato ocorreu no último dia 18, quando o apresentador foi com seu filho altista para uma congregação, ficando fortemente emocionado, se declarou para Jesus


Blocos carnavalescos para evangelizar, certo ou errado? Descubra!

Nos últimos tempos deste século, temos presenciado e notado muitos "blocos carnavalescos" surgindo nas igrejas, com intuito de evangelizar


Cabo Daciolo quebra jejum das redes sociais e faz desafio surpreendente

Como sempre, os internautas adoraram a volta de Daciolo as redes sociais, e em poucos minutos a publicação já tinha milhares de likes e comentários


André Valadão “quebra o silêncio” sobre ataques a sua linha de cartão de crédito

O vídeo foi ao ar no dia 18, onde o pastor e cantor gospel rebateu e esclareceu as criticas


Após fim de casamento Magno Malta toma atitude desesperada para voltar com Lauriete

Segundo um jornal local do Espírito Santo, o que teria motivado a separação, seria uma suposta traição de Magno Malta


Samuel Mariano desabafa e diz o que pensa sobre alguns cantores e pregadores famosos

Samuel atualmente tem dedicado grande parte do seu tempo ao seu projeto missionário chamado "Quero Almas", e nesse momento se encontra no interior da Bahia


Damares Alves convida Agustin Fernandez para participar de campanha e funkeira se revolta

Segundo a ministra, a campanha contará com o auxílio de profissionais da área de beleza que identificará as mulheres vítimas de violência