Local onde Jesus nasceu agora é patrimônio mundial da Unesco


Publicado em: 30/06/12 às 12:27 por Micael Batista


Compartilhe:

Local onde Jesus nasceu agora é patrimônio mundial da Unesco
A Basílica da Natividade de Belém, situada na Cisjordânia, foi construída no século 4  sobre uma gruta onde a tradição aponta como o local onde Jesus nasceu. A Autoridade Palestina, que governa essa região de Israel, alega estar sem recursos para fazer todos os reparos necessários, que custariam mais de 5 milhões de dólares.

A estratégia dos palestinos foi pedir que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reconhecesse a igreja como patrimônio histórico da humanidade. Isso acabou se concretizando nesta sexta-feira, após uma eleição realizada em São Petersburgo, Rússia.
O pedido incluía um trecho da rota de peregrinação, que, segundo a tradição, José e Maria fizeram até a cidade em de Nazaré, há cerca de 2.000 anos.
O reconhecimento do “Caminho das Peregrinações” foi feito em maio a um exame de 36 sítios feito pelo Comitê de Patrimônio Mundial da ONU. Foram 13 votos a favor, seis contra e duas abstenções.
Em uma carta lida na reunião da Unesco, grupos políticos e religiosos palestinos, reclamaram do que eles descrevem como “os perigos da ocupação israelense”, lembrando o cerco da Igreja da Natividade por tropas de Israel em 2002.
Embora o templo seja administrado pela Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Apostólica Armênia e o Patriarcado católico de Jerusalém, os muçulmanos que lideram a Autoridade Palestina comemoraram a decisão, dizendo que “este reconhecimento global dos direitos do povo palestino constitui uma vitória para nossa causa e para a justiça”.
Mesmo sob os protestos de Israel, a vitória é mais significativa do ponto de vista político do que o histórico. Em 31 de outubro de 2011, os palestinos conseguiram uma conquista  histórica, ao serem considerados o país de número 195 da Unesco, em uma votação que só registrou 14 votos contra. Na prática, foi o primeiro passo para reconhecimento pela ONU do Estado Palestino.
Na época, Estados Unidos e Israel criticaram esta decisão e desde então cortaram seu financiamento anual de 80 milhões de dólares para Unesco.
Yigal Palmor, porta-voz do Ministério de Relações Estrangeiras de Israel, protestou: “O verdadeiro propósito deles não é realmente o apoio da Unesco, mas buscam confrontar Israel novamente. Não temos nenhuma objeção quanto à inclusão da Igreja da Natividade, mas os palestinos estão à procura de um conflito a qualquer custo”.
O vice-prefeito de Belém, George Saade, rebateu, considerando importante que “os turistas percorram este circuito e visitem Belém como uma cidade palestina”, e ressaltou “Estamos vivendo sob a ocupação. Belém é cercada por um muro. Economicamente, não podemos trabalhar livremente. Precisamos de ajuda da Unesco”.
Ele espera que o reconhecimento atraia mais turistas para o local. A violência na região diminuiu drasticamente nos últimos anos e mais de 2 milhões de pessoas visitam a igreja anualmente.
Traduzido e adaptado de Christianity Today e Wwrn.org
Compartilhe:



Mais artigos

Padrinhos de casamento de Gabriela Rocha não estão sabendo lidar com os convites

A data do casamento ainda não foi revelada até o momento, mas segundo algumas informações obtidas pelo O Fuxico Gospel a cantora se casará no próximo sábado dia 29 de Setembro.


Solange Almeida, ex-aviões, abraça música gospel e grava sucesso de Aline Barros

Solange Almeida além de compôr a lista de artistas seculares que cantaram gospel


Convenção da Assembléia de Deus persegue e derruba canal que denunciou “falcatruas”

O Youtuber ainda denuncia a convenção de ter pago uma nota por aquele trabalho, ou seja, pagou um bom dinheiro para a empresa derrubar o seu canal


Robinson Monteiro surpreende telespectadores em programa de TV polêmico

Robinson ficou a vontade e falou coisas da sua vida que muitos pessoas não sabiam


Pastor Marco Feliciano denuncia cantores gospel e faz desabafo polêmico

Marco Feliciano criticou tal atitude e disse que essas pessoas se acham acima da média


Cantora gospel Shirley Carvalhaes é vítima de crime virtual mais uma vez

A cantora fez um alerta para os contratantes só entrarem em contato pelo número divulgado em suas redes sociais


Assessoria de Fernanda Brum divulga boletim sobre saúde da cantora gospel e fãs criam corrente

A cantora gospel sofre com Estafa, uma doença que causa extrema fadiga e esgotamento físico


Saiba mais: O que levou o pastor José Wellington a tocar trompete durante o culto?

Sem que ninguém esperasse o pastor surpreendeu a todos com a atitude inusitada


Aline Barros comemora 18 anos de aniversário de casamento

Gilmar Santos foi jogador de alguns times nacionais e internacionais, hoje ele é pastor em uma igreja no Rio de Janeiro


Depois de cantar em evento gospel, Ton Carfi prestigia luta de amigo no UFC

Ton foi um dos cantores que participaram do  Canto pela Paz em São Paulo